A maioria das pessoas pensa no ônibus apenas como meio de transporte, mas ao redor do mundo várias pessoas estão criando iniciativas e utilizando os ônibus para praticar boas ações para outras pessoas.
Nos Estados Unidos, o Do Good Bus é uma iniciativa que tem como objetivo mobilizar pessoas que querem realizar trabalho voluntário, mas não têm como. Os projetos normalmente envolvem ajudar pessoas e cuidar do meio ambiente.
O ônibus da boa ação já rodou por 22 cidades norte-americanas sempre reunindo novos voluntários e ajudando as comunidades necessitadas dos locais. Em 2011, o Do Good Bus criou uma parceira com a banda Foster the People que realizaram alguns shows durante as ações de voluntariado do ônibus.
E no Brasil também existem iniciativas similares, a fisioterapeuta de 55 anos Maria de Las Gracias Franceschini reformou um ônibus e o transformou em uma clínica de fisioterapia itinerante. A clínica atende pessoas de baixa renda em diversas comunidades carentes de São Paulo e cobra apenas um valor simbólico.
A fisioterapeuta conta que teve a idéia da clínica itinerante após trabalhar no SUS e observar que muitos pacientes desistiam do tratamento por não ter como ir até os hospitais. “É muito difícil depender do SUS, pois a pessoa precisa esperar meses para ser atendida ou tem que atravessar toda a cidade, o que não compensa, pois a paciente volta mais cansada e com mais dores ainda”, conta Maria.
E aí, se inspirou? Você também pode ter uma iniciativa criativa e utilizar um ônibus para praticar boas ações. Mãos à obra!