O sistema de transporte público de Londres é um dos mais famosos do mundo, e muito disso se dá por causa do ônibus vermelho de dois andares, que é um dos cartões postais da capital britânica. Pois os tradicionais veículos estão sendo repaginados para ficarem cada vez mais sustentáveis e eficazes. A frota de 8,7 mil veículos, que transporta 6,5 milhões de passageiros por dia, está sendo atualizada, incorporando algumas das tecnologias de ponta da indústria automobilística.
Muitas mudanças já aconteceram, e a frota conta com novos ônibus, que são elétricos, o que já reduz bastante a emissão de gás carbônico. Mas as mudanças não param por aí. Os engenheiros estão testando um sistema de recarga energética que fará com que o ônibus se “abasteça” em postos especiais espalhados pela cidade.
A empresa responsável pelos ônibus está querendo dar um passo além, com carga elétrica sem fio. Os testes começarão neste ano. O plano é não precisar recolher os ônibus à garagem e evitar o uso de um emaranhado de fios e cabos para carregá-los.
A empresa está estudando formas de espalhar baterias pela cidade para que os ônibus se abasteçam nesses pontos. É semelhante ao que fazem os donos de telefones celulares, que carregam seus aparelhos em qualquer tomada que acham. Desta forma, o ônibus consegue usar mais eletricidade, e mudar para o diesel apenas quando estiver distante de um ponto de carga.