23 de junho de 2017 abrati

Orçamento doméstico e orçamento para viagem

Blogo ABRATI (2)

 

Já ouvimos diversas vezes que para alcançar metas e realizar desejos materiais é preciso organizar o orçamento. Mas como fazemos isso e qual a melhor proporção para cada gasto? O estilo de vida ou o tamanho da família podem mudar um pouco os gráficos, mas estes modelos gerais irão te dar uma base para manter as contas em dia e ainda juntar um dinheirinho para viajar.

Vamos pensar que nosso orçamento é uma pizza e que ela representa a soma dos seus ganhos mensais. Agora vamos fatiá-la:
• 50% Contas fixas essenciais: moradia, transporte, educação, saúde e supermercado.
• 30% Estilo de vida: Ex. TV a cabo, telefone, academia, roupas, restaurante.
• 20% Investimentos: Poupança, fundo de emergência, reserva dos desejos.

Fatiando a fatia:
• Entre as contas fixas, apenas 30% deve estar destinado a aluguel, condomínio e contas de água e luz.
• Dos 20% dos investimentos, 10% devem ficar na poupança, 5% no fundo de emergência e os outros 5% para seus projetos/desejos, como aquela viagem dos sonhos.

Este é um orçamento “ideal”, pois leva em conta o presente e o futuro. Tente adequar a sua realidade e equilibrar as contas. Sabendo o tamanho da sua “pizza” é mais fácil não engordar as dívidas.

Bom, de certa forma ajeitamos suas contas para que viajar não seja um luxo, mas algo previsto no seu orçamento. Então vamos continuar com a organização da viagem:
Primeiro defina que tipo de viagem você gostaria de fazer e isso vai depender também do quanto será possível guardar do seu orçamento (veja quanto já tem guardado e quanto vai conseguir juntar até a viagem) e com este número faça uma planilha com os seguintes itens:
passagem, hospedagem, alimentação, transporte local, atrações turísticas (museus ou parques que cobrem entrada), compras (pessoais e presentes).

Se o orçamento não fecha, tente cortar gastos (procure hospedagens alternativas como hostels, risque as compras e os presentes) tire ou economize naquilo que for mais cômodo para você. Se o orçamento estiver folgado, o melhor é manter os demais itens e tratar essa sobra como um “extra” que você poderá escolher durante a viagem como gastar ou não.

O ideal é comprar as passagens e pagar a hospedagem antecipadamente.Viajando de ônibus, você sabe que terá muitas opções, mas antecipando, você escolhe mais comodamente a categoria do serviço (Leito, Semi-leito, Executivo), os horários e as poltronas. Antes da viagem é importante pesquisar o preço das atrações e dos restaurantes locais.

Faça a lição de casa para sua vida e também para suas viagens. Se organizando financeiramente você viaja mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros