25 de fevereiro de 2015 abrati

Os ônibus como signos de um povo

Quem não conhece os famosos ônibus londrinos vermelhos de dois andares?  Mais que meros veículos eles significam muito mais para a cidade. São símbolos que representam aquele local. Símbolos da capital, através da leitura de diversos artistas em pinturas nas próprias réplicas, os ônibus assumiram a cidade, retratando história, orgulho, superação e até mesmo os fracassos de Londres.

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Muito mais que transportar pessoas, o ônibus está inserido nas cidades e pode ser um reflexo da história, das tradições e até mesmo de como está a situação de um país inteiro. Assim, não é exagero nenhum dizer que o ônibus também pode revelar como a população tem sido tratada e o momento econômico, político e social.

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O ônibus faz parte da imagem de uma cidade e torna-se um dos seus personagens principais. Veículos mal conservados, sujos, velhos demonstram não só que os transportes vão mal, mas que há todo um contexto desfavorável seja pela situação econômica que impede a renovação e qualificação da frota, ou mesmo pelo descaso em relação à população, com operadores e administradores públicos não garantindo aos cidadãos a qualidade de vida que merecem.

E isso não afeta somente quem anda de ônibus. Até quem nunca usou um coletivo vai mesmo que indiretamente e inconscientemente se sentir incomodado com veículos em mau estado circulando pelas ruas. Desta forma, o ônibus pode até mesmo servir para qualificar ou desqualificar um espaço urbano.Claro que não é o ônibus sozinho que terá este resultado positivo ou negativo. Mas ele é um dos elementos centrais na paisagem de uma cidade e das estradas.

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Conclui-se então que investir em transporte, dando a ele prioridade no espaço urbano, criar condições para que as empresas renovem suas frotas e que possam adquirir veículos de padrão superior, além de melhorar o deslocamento das pessoas também contribui e muito para uma sensação de bem estar em determinado local.

Nos Estados Unidos, os ônibus também viraram símbolos conhecidos no mundo todo, como os metropolitanos de faixa azul, os rodoviários com o cão galgo da Greyhound e os escolares de cor amarela. Os ônibus, portanto, podem ser classificados como signos (no sentido de símbolos) de tradição, cultura, história, desenvolvimento, futuro, mas também de descaso e fracasso.

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Em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil, os ônibus viraram espécies de referências culturais e até mesmo geográficas. Pelo ônibus é possível identificar o local, sem a necessidade de pinturas padronizadas com o nome da cidade ou do governo de determinado estado. No Brasil, o ônibus também representa algumas localidades. Exemplos são os biarticulados de Curitiba cuja imagem é vendida até mesmo nos cartões postais. Os trólebus do Corredor Metropolitano ABD são também parte já marcante da paisagem de algumas cidades do ABC Paulista.

Com tudo isso, é possível reforçar a ideia de que muito mais que um veículo, o ônibus é um agente ativo na sociedade.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus, escrito por Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN especializado em transportes.

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