Um pacto pela vida. É assim que o governo brasileiro define o programa de conscientização sobre os riscos do desrespeito às regras de trânsito. Visando reverter o quadro assombroso das nossas estradas que, apenas em 2010, atingiu a incrível marca de 42.844 vítimas fatais, foi lançado em maio de 2011 o Pacto pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida ). O objetivo da ação é bem claro: mobilizar os agentes públicos e a sociedade civil para conscientizar os motoristas sobre os riscos em desrespeitar o código nacional de trânsito.
Uma das razões que motivou o governo a lançar a campanha do Parada, foi a decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. Desde que entrou em vigor, o Parada abordou em suas campanhas mais de dez temas referentes à fiscalização e à educação no trânsito.
Neste ano, dando continuidade às ações, o governo federal já lançou as seguintes campanhas:
– Campanha de Conscientização, com o slogan “Consciência no trânsito. Um Pacto Pela Vida”;
– Campanha de Carnaval, com o slogan: “Bebida e direção. Deixe essa mistura fora da folia”;
– Campanha Motociclista 2013, com o slogan “Moto é preciso saber usar. É preciso respeitar”.
Para obter mais informações e aderir ao pacto, acesse: www.paradapelavida.com.br. Parada: um pacto pela minha, sua, NOSSAS VIDAS!