18 de novembro de 2015 abrati

Parques e praças, pulmão ecológico e cultural das cidades: Recife.

Há algum tempo vimos que museus mudaram a cara de cidades imprimindo um charme a mais no turismo local. É o caso do Museu Guggenheim na Espanha e o Kunsthaus Graz na Áustria e aqui no Brasil do Centro Dragão do mar em Fortaleza e o projeto de revitalização da área portuária do Rio de Janeiro com o Museu de Arte do Rio.

maio3

Atualmente uma nova onda de intervenções vem transformando espaços cinzas e sem graça em pontos de encontro e convivência de moradores e visitantes. São os parques e praças!

Em nossa nova série vamos privilegiar os espaços verdes e de convivência das maiores cidades brasileiras. Nossa primeira parada é em Recife!

maio2

Vamos começar pelo Parque 13 de maio. Este foi um dos primeiros parques brasileiros a ser projetado, na década de 1860. Com 69 mil metros quadrado, o parque tem influência de paisagistas europeus, em que a flora da região é muito valorizada – parque é muito arborizado e conta com muitas espécies frutíferas. Em seus postes de iluminação, vê-se quimeras mitológicas: figuras com cabeça e busto de mulher, asas de águia e corpo de leão.

maio5

Existem, ainda, equipamentos recreativos para crianças, como balanços e escorregos. Nos arredores do parque você ainda conhece a Biblioteca Pública Estadual, o Instituto de Educação de Pernambuco, o Colégio Estadual do Recife a Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parque 13 de maio foi declarado sítio de preservação histórica em 1979.

maio1

Outro parque importante da cidade fica em uma das áreas mais nobres da capital, o bairro de Boa Viagem. O Parque Dona Lindu tem projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyere conta com quadra poliesportiva, uma pista de skate única no norte e nordeste no formato bowl, uma pista de cooper e um parque infantil. O espaço conta ainda com um teatro moderno e uma galeria privilegiada, capaz de abrigar peças de grandes dimensões.

 lindu1

O Parque homenageia a mãe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e na entrada, destaque para uma peça que retrata Dona Lindu com seus filhos ainda crianças.

lindu2

Já o Parque da Jaqueira é um dos maiores da cidade localizado no bairro homônimo. O parque é divido em duas etapas: o sítio histórico (onde se localiza uma capela, tombada na década de 70) e uma área reservada à prática de esportes e atividades culturais. Sua inauguração se deu em 1985, quando lá foram plantadas espécies de árvores ornamentais e frutíferas, entre elas a jaqueira, mangueiras, pitangueiras, etc. Entre sua estrutura, destaca-se: uma pista de cooper, ciclovia e patinação.

jaqueiro2

Ao visitar Recife não deixe de conhecê-los seus belos parques! E escolha o ônibus na sua próxima viagem.

jaqueiro1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros