2 de abril de 2014 abrati

Pinturas de ônibus: uma conversa com Armando Villela

No post de hoje trazemos uma conversa bem especial que tivemos com Armando Villela, da Villela Design, empresa que trabalha com pinturas de ônibus. Confira e fique por dentro de várias curiosidades sobre o assunto:

 villela 2

Juntos a Bordo: Quais são as etapas que envolvem o processo?

Armando Villela: O processo de criação se inicia com o primeiro contato com o cliente. Nesse momento temos a ideia básica do que será o projeto, da intenção do cliente e da necessidade da empresa. Podemos também avaliar o gosto e o estilo do cliente, para que o trabalho criado esteja dentro das expectativas. Após isso o projeto é criado, com as variações previstas dentro do que foi planejado, e após a apresentação, são feitos os ajustes finais caso seja necessário. Com o projeto aprovado, fazemos o detalhamento da aplicação da pintura, com medidas, tintas e adesivos.

villela 1

Juntos a Bordo: Existe alguma dificuldade ao pensar em designs nos tamanhos dos ônibus?

Armando Villela: Não existe essa dificuldade porque o projeto sempre é criado em tamanho reduzido. Com todos esses anos criando esse tipo de projeto, a experência nos faz ter uma visão do resultado final na dimensão original do ônibus, e isso ajuda muito no processo. No papel ou na tela do computador o efeito pode não ser o mesmo.

Juntos a Bordo: Quais as principais diferenças entre desenvolver um design regular e uma decorativa?

Armando Villela: O projeto decorativo nos permite uma maior liberdade de criação. Nesses casos, em geral, se busca um visual mais agressivo, com maior impacto, e não há a preocupação com a praticidade. Nos casos de linhas regulares, os empresários estão, na maioria das vezes, muito preocupados com a aplicação e manutenção da pintura, com a facilidade de reparos e menos tempo de frota parada. E isso torna o processo da criação ainda mais difícil, porque temos que inovar a cada projeto, criar algo novo, mas com limites de produção que algumas vezes fazem com que certas ideias possam não funcionar de modo prático.

Você tem alguma pintura decorativa favorita? Comente conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros