Pirenópolis, carinhosamente chamada de Piri por seus moradores e visitantes, está a apenas 150 km de Brasília e a 120 km de Goiânia, com acesso por ótimas estradas. A cidade é circundada pela Serra dos Pireneus e seu nome significa “Cidade dos Pirineus” – em referência a cordilheira européia.
A história de Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727 com a missão de descobrir novas jazidas de ouro. A antiga cidadela teve seu crescimento ligado a esta atividade. Entre 1830 e 1834, a cidade sediou o primeiro jornal do estado de Goiás, chamado de Matutino Meio Pontense, por isso e muitas outras vanguardas é considerada o berço da cultura goiana e recebeu apelidos como: “Capital da Prata”, “Berço da Imprensa Goiana”, “Atenas de Goiás” e “Paris-nópolis”, entre outros.
Na segunda metade do séculoXVIII, o crescimento de Pirenópolis ficou paralisado devido à crise da exploração do ouro. Em 1800 acontece uma retomada da economia, alavancada pela agricultura, pecuária e comércio. Hoje, Pirenópolis tem sua economia baseada no turismo, artesanato e na extração da pedra que leva seu nome. A “Pedra-de-Pirenópolis” é usada na construção civil para revestimentos e pisos e decora ruas e casas da cidade.
Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico ornado com casarões e igrejas, guarda os encantos da vida do interior onde convivem harmoniosamente manifestações tradicionais como a Festa do Divino e Cavalhadas e eventos modernos como o Festival Gastronômico, Festival de Fotografia e Festival de Jazz, já consolidados no calendário cultural do estado.
O turismo de natureza tem destaque por suas cachoeiras incríveis e atividades de turismo de aventura, acessíveis para visitantes de todas as idades. A Serra dos Pireneus é um divisor de águas continentais, de um lado a Bacia do Paraná e de outro a do Tocantins. As formações rochosas desta serra são todas de quartzo, o que confere às suas águas uma coloração límpida. O Parque Estadual da Serra dos Pirineus, Cachoeira do Abade, Araras e Lázaro são ótimos para levar crianças.
Para unir natureza e gastronomia local, conheça o Santuário Vagafogo e se estiver disposto a encarar trilhas difíceis com paisagens impressionantes, se aventure pela Cidade de Pedra, a 51 km de Pirenópolis, mas não dispense a ajuda de um guia local. Uma das características que fazem de Pirenópolis um destino atraente é a diversidade de ofertas em atividades: do turismo de compras ao turismo de aventura, do turismo gastronômico ao ecoturismo.A gastronomia é mesmo espetáculo à parte, pois a farta e tradicional culinária goiana está lado a lado com as mais novas tendências da gastronomia nacional e internacional.
Capaz de agradar a todos os estilos e a todos os bolsos, Pirenópolis está te chamando para uma próxima viagem. Não perca tempo e vá de ônibus!