Uma das cidades mais arborizadas do Brasil, Porto Alegre oferece aos moradores e visitantes nove grandes parques e mais de 600 praças. São locais que oferecem convívio com a natureza e a oportunidade de se ter acesso ao lazer e aos esportes.
Parque Farroupilha
Mais antigo, tradicional e frequentado parque de Porto Alegre, o Parque Farroupilha foi doado a cidade em 1807. Já foi chamado de: Várzea do Portão, Campos do Bonfim, Campos de Redenção e finalmente Parque Farroupilha. Desde 1997 o parque é considerado patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre.
No local, existem várias opções de lazer, como o parque de diversões, passeios de trenzinho e pedalinhos, o Mercado do Bom Fim (com lojinhas, bares e lanchonetes), minizoológico, 5 play-grounds e locais para prática de esportes: pistas de atletismo e aparelhos de ginástica.
Procure também pelos espaços mais elogiados do parque: o orquidário e os belos recantos solar, europeu, oriental e alpino. Visita obrigatória!
Parque Marinha do Brasil
O Parque Marinha do Brasil foi construído sobre o aterro da antiga Praia de Belas. A ideia de transformar a área em parque nasceu do desejo da população de reintegrar a cidade ao Lago Guaíba.
É um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo, aparelhos para ginástica, campos de futebol, além de espaços infantis. Outros atrativos são o Recanto Solar (para banhos de sol) e o Recanto da Saudade (apreciado pelo seu belo pôr-do-sol) o Jardim de Esculturas, inaugurado durante a 1ª Bienal do Mercosul e claro, seus 11 hectares de bosque.
A Praça do DMAE ou Jardins da Estação Moinhos de Vento
O Jardim situado na área da Estação de Tratamento de Água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), popularmente conhecida como Praça do Dmae foi inaugurado em 1928. A praça é uma das mais conhecidas da cidade e conta um amplo espaço e um belo visual. O complexo arquitetônico, construído em uma área de cerca de seis hectares, foi inspirado nos Jardins do Palácio de Versailles, da França. O lugar é muito procurado para ensaios fotográficos, mas como o acesso é restrito, deve ser agendado através de telefone ou no site da prefeitura. A visita pode ser guiada e oferece aula de educação ambiental.
Parque Germânia
Um dos mais novos Parques de Porto Alegre, inaugurado em março de 2006, o Parque Germânia recebeu esse nome para homenagear a imigração alemã no Rio Grande do Sul. Na placa comemorativa do parque está escrito “Em memória dos que, com trabalho, fé e solidariedade, construíram o que somos”.
O parque possui cerca de 15 hectares de extensão, sendo que 6 correspondem a uma área de preservação permanente com diversas espécies de vegetais e animais. O parque conta com um lago e com diversas quadras de tênis, basquete, futebol, além de parquinhos para os pequenos.
Praça Província de Shiga
Cantinho japonês de Porto Alegre construído em 1983, a praça tem formato triangular e uma área verde de cerca de 3,8 mil metros quadrados, com um pequeno lago, uma cascata e um quiosque. Plantas azaléias estão espalhadas por todo o lugar.
A Praça Província de Shiga foi um presente do governo do Japão para celebrar um convênio de fraternidade formado entre o Rio Grande do Sul e a Província de Shiga, no país oriental. A área é cercada e, por isso, tem horário para visitação. Apesar de ser um espaço a céu aberto, não é permitida a entrada de cães. Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Churrasco, uma tacinha de vinho, chocolate quente, podem ser bons motivos para sua viagem a Porto Alegre. Mas agora que você sabe que belos espaços verdes te esperam, a viagem vai ser ainda mais agradável. Se programe desde já e escolha o ônibus!