8 de setembro de 2016 abrati

Porto Alegre, tem brique!

Brique: se refere a coleções de diversos objetos de artesanato ou arte, bem como ao estabelecimento em que esses são comercializados. Essa é a definição de brique, e é assim que os gaúchos se referem às feirinhas. Brique ou feirinha, o que importa é que esses passeios valem a pena.

Brique da Redenção

brique da redencao

Esse com certeza é o mais famoso da cidade. Começou 1978 com o nome de Mercado de Pulgas, sendo formado inicialmente por 40 expositores de antiguidades.

O Brique da Redenção reúne artesãos, antiquários e gastronomia. O artesanato é variado. O setor de antiguidades é um atrativo para colecionadores que procuram peças e objetos raros. Nas artes plásticas, são oferecidas telas, caricaturas, xilogravuras e esculturas. Já as comidinhas são práticas: quibe, pastéis, biscoitos, empadas e sucos diversos.

Onde: Avenida José Bonifácio ao lado do parque Farroupilha Quando: domingos, das 9 às 18 horas.

Feira de Artesanato do Brique de Sábado

brique de sabado

O Brique de Sábado já é um clássico da cidade, apesar de ter menos de 10 anos. Ele funciona no mesmo local do brique da Redenção. Pela manhã acontece a Feira Verde numa metade da Av. José Bonifácio e o brique na outra, e pela tarde o espaço todo é ocupado pelas banquinhas dos expositores. São mais de 200 expositores voltados ao artesanato em couro, prata, madeira, resina, tecido, ferro, gesso, vidro, porcelana, entre outros. Índios vendendo seu artesanato também podem ser encontrados por ali.

Onde: Avenida José Bonifácio. Quando: sábados, das 14 às 18 h

Feira do Artesanato do Mercado do Bom Fim

Feira do Artesanato do Mercado do Bom Fim

O Mercado do Bom Fim existe desde 1928. Já mudou de endereço, foi interditado, fechado e em 2000 reinaugurado, mas sempre foi referência de comércio na cidade. E vale muito a pensa ser visitado.
A Feira de Artesanato do Mercado do Bom Fim é realizada no entorno do Mercado e é conhecido ponto de paquera e encontros. Vários barzinhos enfileirados funcionam no mercado, oferecendo porções, sanduíches e cervejinha gelada. No inverno, a dica é tomar vinho quente.

Onde: ao lado do Mercado do Bom Fim (na avenida Osvaldo Aranha) Quando: sábados e domingos, das 9 às 18h

Brique do Gasômetro

BG

 

Usina do Gasômetro, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia que hoje é um grande centro cultural de Porto Alegre.

O Brique do Gasômetro conta com cerca de 55 expositores. São esculturas, quadros, acessórios para cães, enfeites, roupas, artigos infantis, acessórios femininos, e muita coisa bonita.

Onde: Avenida Edvaldo Pereira Paiva (se informe antes de ir pois o Gasômetro irá passar por reformas em 2016) Quando: domingos, das 9 às 18h

Feira de Artesanato da Tristeza

feira da triteza

 

Tristeza é um bairro nobre da zona sul da cidade de Porto Alegre. Aos sábados acontece a feirinha de artesanato que é conhecida por seu clima familiar e bons produtos. A feira também tem parquinho para as crianças.

Onde: Praça Comendador Souza Gomes Quando: sábados, das 9 às 17h

Brique de Ipanema 

brique de ipanema

Um dos mais novos Briques criados em Porto Alegre é o Brique de Ipanema que acontece pela orla do Rio Guaíba, na zona sul da Capital. O brique é organizado coletivamente para resgatar a vivência comunitária do local. Os produtos são variados: moda retro, comidinhas caseiras, artes plásticas, artesanato e antiguidades.

O clima agradável na beira da orla é um ponto a mais deste passeio que tem tudo para virar tradição.

Onde: Avenida Guaíba (entre a Avenida Jardim e a rua das Laranjeiras) Quando: O Brique não acontece todos os domingos ainda, mas você pode saber com antecedência da programação procurando nas páginas do brique em redes sociais, das 10 às 19 hs
Os briques aproximam os moradores e os visitantes da cultura da região com o que há de tradicional e de moderno. Então já sabe, guarde esta programação e visite Porto Alegre o quanto antes. E claro, vá de ônibus!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros