7 de maio de 2014 abrati

Pra onde ir agora?

Pra encerrar com chave de ouro a série Sustentabilidade Sobre Rodas, escolhemos os melhores lugares em que você pode chegar de ônibus e aproveitar tudo com a sua bike.

Bike-viajar

Cunha – Paraty (SP-RJ)
Uma descida bem conhecida, é um trecho curtinho que tem como ponto final a histórica e belíssima Paraty (RJ). O trecho exige cuidado, por ser uma descida e o caminho ter muitas pedras soltas, já que é feito na Estrada Real.

O roteiro tem cerca de 30 km, sendo apenas seis de subida até a divisa entre Rio e São Paulo. No caminho é possível contemplar cachoeiras, mata, pequenos animais e belas paisagens, com destaque para a Cachoeira do Escorrega, um tobogã natural pouco antes da chegada ao centro de Paraty.

Rota do Descobrimento (BA)
Essa é uma dica pra quem pedalar pelas praias do Nordeste. O percurso leva em média seis dias para completar maravilhosos 120 km pelo sul da Bahia, na chamada Rota do Descobrimento, relembrando a chegada de Pedro Álvares Cabral e sua esquadra em abril de 1500.

Pedalando cerca de 30 km diários à beira mar, vai de Prado à Arraial d’ Ajuda com calma, cruzando rios e falésias por trilhas em meio a coqueirais, travessias de barco e mergulhos entre uma pedalada e outra. Passa pelas belas e rústicas Cumuruxatiba, Corumbau, Caraíva, Curuípe e Trancoso, onde o descanso se dá na charmosíssima área conhecida como “quadrado”.

Vale dos Vinhedos (RS)
É por entre uma degustação de vinhos e outra de espumante que acontece essa pedalada no sul do Brasil. As vinícolas próximas a Bento Gonçalves são permeadas também, claro, pela gastronomia dos colonos europeus que povoaram a região. Um dos circuitos mais tradicionais passa pelo famoso “Caminhos de Pedra”, um roteiro turístico com mais de 50 pontos de observação do patrimônio arquitetônico e da paisagem e 13 pontos de visitação, com cantinas, ateliês, capelas, casas históricas e pequenas propriedades produtoras de alimentos, com destaque para a Casa do Tomate e a Casa da Ovelha.

SUSTENTABILIDADE SOBRE RODAS JPG-01

Agora você já sabe como e pra onde ir de ônibus e de bicicleta. Alie essas forças em prol de um mundo melhor. Seja sustentável sobre rodas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros