16 de janeiro de 2015 abrati

Pra onde ir no carnaval

Agora que as festas de final de ano já passaram, todo mundo começa a se programar para a próxima grande festa: o carnaval. Que tal conhecer um pouco mais sobre os principais destinos de agito nessa época? Acompanhe a gente e se jogue nessa folia!

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é considerado a capital mundial do Carnaval. Quase todo mundo já ouviu falar do Carnaval carioca. Pessoas de todo o Brasil se mobilizam para fazer parte dessa grande festa. Para você ter uma noção, a cidade costuma receber, somente de visitantes estrangeiros, cerca de 500 mil pessoas por ano.

Escolas de Samba

Uma das maiores atrações do carnaval carioca, o desfile das escolas de samba é um grande sucesso. As tradicionais escolas têm que escolher temas, escrever músicas, fazer fantasias e carros alegóricos e ensaiam durante todo o ano para ter sucesso no desfile. As escolas de samba são clubes sociais que representam um determinado bairro, normalmente uma comunidade da classe trabalhadora, as favelas.

1

Blocos de Rua e suas Festas

Cada bairro no Rio de Janeiro tem o seu bloco favorito do Carnaval de rua. Atualmente, existe o registro de mais de 300 deles no Rio, cada qual com seu lugar ou rua para desfile. Os desfiles dos blocos de rua começam geralmente em janeiro e seguem até o fim do Carnaval.

2

Recife e Olinda

Com desfiles de blocos de carnaval pelas ruas, palcos com shows de artistas de renome nacional, e uma grande energia de festa nas duas cidades, o carnaval de Recife e Olinda tem o grande destaque de ser um carnaval essencialmente de rua.

4

Os dias de carnaval de quem vai para essa região são bem divididos entre as duas cidades. A maioria gosta de passar o dia subindo e descendo as ladeiras de Olinda, andando atrás dos blocos que animam a todos. Já durante a noite, a preferência parece ser de Recife, que recebe os shows com os principais nomes da música nacional.

Salvador

O carnaval de Salvador é um dos mais tradicionais e animados do país. Uma multidão de foliões saem as ruas nos dias de festa, marcada por muita alegria. É também uma grande manifestação popular e cultural, pois reúne uma grande diversidade de estilos, manifestações artísticas e ritmos musicais.

3

O carnaval de Salvador é organizado em três circuitos: Osmar (Avenida), Batatinha (região do centro histórico) e Dodô (Barra-Ondina). Há também o desfile dos blocos afros e afoxés. A animação conta também com a participação de blocos de trio, de samba, alternativos, de índios e infantis. A axé music também se faz presente e garante a animação em todos os dias da festa.

Não esqueça de se programar com antecedência para essa grande festa. Escolha seu destino e garanta já sua passagem de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros