Em 2016, a experiência intitulada “Consumo Consciente” possibilitou à Expresso Princesa dos Campos alcançar Menção Honrosa no Prêmio ANTP-ABRATI 2016. No ano passado, ela já havia obtido sua primeira Menção Honrosa com o projeto de comunicação com o público interno denominado “Jogando conversa dentro”.
O programa “Consumo Consciente” tem como objetivo disseminar uma nova cultura de consumo junto entre os profissionais da Princesa dos Campos. Tal cultura vai além do ambiente de trabalho, alcançando as relações sociais e econômicas, e com a natureza. A intenção é incentivar e consolidar novos hábitos no dia a dia da empresa que possam gerar impacto no futuro.
Os 1.400 profissionais são estimulados a apresentar ideias e sugestões de consumo consciente, que são analisadas pela empresa quanto à adequação e viabilidade de implantação. Essencialmente, busca-se criar um processo contínuo, em que os impactos de economia gerados sejam constantes. A análise das ações permitiu concluir que houve significativa influência do programa no resultado global da empresa. Foram aplicadas 16 das 41 ideias recebidas, gerando economia de R$ 2.637.387,00 em 2015, correspondendo a 31,22% do lucro líquido do ano. Além dos resultados quantitativos, as opiniões dos profissionais mostram o engajamento e a participação na implantação e disseminação da cultura proposta pelo programa.
A Expresso Princesa dos Campos mantém 12 garagens próprias, entre elas as de Ponta Grossa (matriz), Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu e Registro-SP. Transporta 11 milhões de passageiros por ano, percorrendo 30,6 milhões de quilômetros. A frota tem 370 ônibus e 170 veículos para transporte de encomendas. Conta com mais de 1.300 profissionais, além de 2.000 profissionais terceirizados em mais de 700 cidades dos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.