4 de julho de 2016 abrati

Prêmio Boas Práticas – edição 2016

bitsstrongbrands48

A ABRATI e a ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos – já estão trabalhando nos preparativos para a realização da edição 2016 do Prêmio Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros.

 

Em função da receptividade e da aceitação demonstradas pelas empresas associadas por ocasião das edições anteriores, como ficou evidenciado pela grande qualidade dos trabalhos apresentados, a equipe coordenadora do Prêmio Boas Práticas sugeriu e a direção da ABRATI referendou a escolha do tema Inovação e Tecnologia como categoria única para o Prêmio de 2016.

O coordenador do Prêmio, Alexandre Resende, da ANTP, lembra que o trabalho inscrito deverá descrever uma ação de melhoria que tenha trazido mudança ou mudanças positivas de comportamento na empresa. O trabalho poderá estar direcionado aos clientes internos ou externos, ou mesmo, aos processos internos da empresa.

No Prêmio, a inovação é entendida como sendo uma novidade ou a renovação de uma ideia, método ou processo, ou ainda a uma ação, e que pouco se pareça com os padrões anteriores. Ela pode ter envolvido atividades técnicas, de concepção, de desenvolvimento, de gestão, tendo resultado na melhoria dos processos.

A inovação também pode ser uma ação que resultou em fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos produtivos, administrativos ou financeiros, que gerou aumento de competitividade.

 

FAZER DIFERENTE

A Boa Prática poderá ter foco no processo de produção do serviço destinado ao cliente, ou na inovação organizacional, com a implantação de novos métodos organizacionais na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas. Não se trata de apenas fazer coisas diferentes, mas, também, de fazer as mesmas coisas de forma diferente. O relatório descritivo a ser anexado no momento da inscrição deverá conter a descrição da única prática.

 

INSCRIÇÕES

Para formalizar a participação, a empresa associada deverá preencher o formulário de inscrição com dados cadastrais, nome dos dirigentes e nome do responsável pela entrega do trabalho, anexando ainda o relatório descritivo em que é apresentada a Boa Prática. Cada empresa poderá inscrever apenas uma Boa Prática.

A empresa vencedora e as possíveis menções honrosas serão conhecidas somente na solenidade de premiação, que em 2016 ocorrerá no dia 6 de dezembro, por ocasião do encontro anual de confraternização da ABRATI, no Clube Naval de Brasília. Posteriormente os relatórios da empresa vencedora serão disponibilizados no site da ANTP.

O presidente do Conselho Deliberativo da ABRATI, Paulo Porto Lima, considera que há um elevado nível de conscientização do empresariado de transporte rodoviário de passageiros no sentido de aperfeiçoar e modernizar seus processos internos, visando, principalmente, alcançar um alto grau de satisfação dos passageiros e, ainda, possibilitando que toda a operação seja melhor implementada com os modernos meios disponíveis atualmente.

Alexandre Resende, da ANTP e coordenador do Prêmio, convida as empresas associadas para participarem da edição 2016 e observa que o Prêmio representa um valioso momento de sensibilização e de entendimento do processo, visando dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho árduo e incessante das práticas de gestão das empresas e aos seus resultados. Por sua vez, Denise Gazinelli Cruz, diretora da ANTP e, ao lado de Alexandre Resende, responsável pela implementação do certame junto às associadas, considera que houve um grande avanço na preocupação das empresas com a qualidade dos serviços prestados aos usuários e também na gestão das companhias, indo assim ao encontro dos objetivos do Prêmio.

.

A matéria completa sobre o Prêmio Boas Práticas edição 2016 você encontra na Revista Abrati (abrati.org.br) e para conhecer os vencedores do Prêmio em edições anteriores entre no site da ANTP (antp.org.br) e acesse os Hotsites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros