Ah, a Primavera! Estação das flores, do romance, do amor se espalhando no ar… Se você curte essa época do ano, fique ligado nas nossas dicas de roteiro. E lembre-se: viajando de ônibus você vai curtindo as paisagens, o esplendor da natureza. Programe-se!
Holambra (SP)
Não podíamos começar o roteiro com outra sugestão. Holambra é conhecida como “Cidade das Flores” por ser o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina. A estância turística, que fica a 140 km da capital de São Paulo, tem raízes holandesas, o que fica evidente nas construções e até no nome (junção de HOLanda, AMérica e BRAsil). Não deixe de visitar os campos de flores, o Museu Histórico Cultural e, claro, aproveitar os ares da primavera à beira dos lagos Nossa Prainha ou Vitória Régia.
Campos do Jordão (SP)
Belíssima durante todo o ano, Campos do Jordão alcança seu auge na primavera, com o desabrochar das flores tornando o clima da cidade ainda mais romântico e especial. São muitas as atrações naturais da Suíça Brasileira: Horto Florestal, Borboletário, Parque da Floresta Encantada, Bosque do Silêncio, Complexo Pedra do Baú… E não deixe de fazer o famoso passeio de trenzinho, para ver melhor as maravilhas da natureza!
Brumadinho (MG)
A 55 km de ônibus de Belo Horizonte, Brumadinho apresenta o contato com a natureza como principal atração. São 4 mil espécies botânicas espalhadas em 97 hectares de jardins, com área de preservação que totaliza 440 hectares. Aproveite para conhecer o Inhotim, um museu a céu aberto em meio à Mata Atlântica dedicado à arte contemporânea. Você também pode praticar arvorismo, trekking, escalada, tirolesa e descobrir o que é o Safari Rural. Atrações não faltam!
Gramado (RS)
Mais ao sul do país, chegamos à deslumbrante Gramado, que fica ainda mais linda com a chegada das cores da primavera. Leve seu amor para passear e curtir paisagens na Rua Coberta, no Minimundo, no Natal Luz e em fábricas de chocolate. Também não deixe de ir ao pedalinho do Lago Negro, rodeado de hortênsias, azaléas e pinheiros.
Nova Petrópolis (RS)
De Gramado, dê uma esticada de ônibus até Nova Petrópolis, também na Região das Hortênsias. Confira de perto a Praça das Flores, o Labirinto Verde, a Cascata Johann Grings e lindas construções de estilo alemão. Se você for em outubro, irá adorar o Frühlingsfest, o Festival da Primavera, onde poderá curtir exposições, concursos e sessões gastronômicas nas quais, acredite, poderá até mesmo degustar flores comestíveis!
Joinville (SC)
Ainda no Sul, no norte de Santa Catarina, Joinville se enfeita de forma especial em novembro, quando realiza a tradicional Festa das Flores – a 75ª edição será realizada entre os dias 12/11 e 17/11. São mais de 4,5 mil exemplares de orquídeas selecionadas entre expositores nacionais e internacionais, além de workshops sobre cultivo de plantas, mostras de paisagismo, shows e apresentações folclóricas e musicais. Aproveite para conhecer o Parque Zoobotânico e passear pela encantadora Estrada do Rio Bonito.
Garanhuns (PE)
Achava que o Nordeste não entraria no roteiro? Pois a primavera é atração em Garanhuns, a Suíça Pernambucana, em pleno agreste. O outro apelido, Cidade das Flores, é simbolizado pelo belíssimo Relógio das Flores, na Praça Tavares Correia, que tem 4 metros de diâmetro, funciona a cristal de quartzo e tem números feitos com plantas e flores. Visite também a Fonte Luminosa, com seus canteiros floridos e arborização acolhedora. Vale destacar que Garanhuns fica sobre uma reserva hidromineral, por isso reúne várias fontes de água mineral e atrativos aquáticos como a Cachoeira de Inhumas e o Bica do Timbó.
Pantanal (MT e MS)
Por fim, se você deseja um contato mais amplo com a natureza, sugerimos que visite o Pantanal, considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela Unesco. Há diversos tipos de flores e vegetação, dependendo da área em que você esteja, sempre deslumbrantes, ainda mais na primavera. Vale muito a pena viver essa experiência.
São tantas emoç… Opa, opções! Programe seu roteiro de primavera e faça ótimas viagens!