29 de maio de 2014 abrati

Profissional de fato na fabricação do artefato

Ontem foi comemorado o dia do ceramista. Esse tipo de profissional é um artesão que tem talento e sensibilidade para transformar um simples barro em peça de arte decorativa e/ou utilitária.

Ele conta com uma matéria-prima abundante na natureza e a transforma com sabedoria e dedicação. Com um pouco de argila disforme em suas mãos, o ceramista faz uma belíssima peça, que servirá para registrar sua época e, ao longo do tempo a história da nossa civilização.

combo-bege-lima

A produção de cerâmica no Brasil é concentrada em algumas regiões. Conheça alguns dos principais pólos de produção do Brasil:

>>> Criciúma (Santa Catarina)
A região tem reconhecimento internacional, concentra as maiores empresas brasileiras, bem como os maiores profissionais artesanais da área.

>>> Mogi Guaçú e Santa Gertrudes (São Paulo)
A região metropolitana de São Paulo conta com algumas empresas, mas não se configura um pólo.

>>> Nordeste
Com grande potencial para tornar-se um pólo, devido às condições favoráveis de existência de matéria-prima, a região tem energia viável e um mercado consumidor em desenvolvimento, além de boa localização geográfica para exportação.

No Nordeste, os principais pontos são: Russas e Iguatu, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Caucaia e Pacatuba (CE). Feira de Santana, Camaçari, Simões Filho e Salvador (BA). Caruaru, Bezerros, Recife, São Lourenço da Mata, Pau D’Alho e Vitória de Santo Antão (PE). Ipanguaçu, Assu, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante (RN).

Sempre rendendo bons presentes de viagem, a cerâmica é muito representativa das regiões onde é produzida. Por isso, lembre: sempre que estiver viajando pelas rodovias do país, não esqueça de conhecer o artesanato de cada região. Isso vai te ajudar a conhecer o Brasil de uma forma que você nunca imaginou!

Para terminar, alguns versos sobre o ceramista:

DIA DO CERAMISTA-01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros