A cidade de Puerto Suárez, localizada a 16 quilômetros da fronteira com Corumbá no Mato Grosso do Sul é a porta de entrada rodoviária para a Bolívia e é considerada a Capital do Pantanal Boliviano.
Fundada em 10 de novembro de 1875, às margens da baía de Cáceres, já foi um importante porto fluvial. A cidade está a poucos quilômetros da reserva de ferro no Mutún, uma das maiores do mundo e que tem gerado grandes expectativas para o crescimento na região, inclusive para os vizinhos brasileiros.
A cidade em si tem poucos atrativos, mas é o portal para a Rota Verde da Bolívia, onde se pode desfrutar de hospedagem e passeios que exploram todo o potencial natural da região: observação de fauna e flora, navegação fluvial e pesca recreativa ou esportiva (a região é famosa pela grande quantidade e diversidade de peixes: há 263 espécies catalogadas). A gastronomia também merece atenção. Entre as iguarias regionais estão o caldo de piranha, o peixe a urucum e o macarrão de boiadeiro, preparado com carne de sol e suco de laranja.
A partir de Puerto Suárez você pode também chegar aos principais pontos turísticos da Bolívia. Há quem queira fazer o tour de compras em Puerto Quijarro, visitar a Igreja da Missão Jesuítica de São José de Chiquito, os balneários de águas termais de Roboré, desbravar o Salar de Uyune (maior salina do mundo com paisagens incríveis) ou conhecer o lado urbano do país em Santa Cruz de la Sierra ou La Paz.
O país, que apesar de vizinho é pouco conhecido pelos brasileiros, tem chamado atenção pelo baixo custo do turismo no local. As compras, principalmente de roupas e de joias também chamam atenção. Mas o melhor que a Bolívia tem a oferecer é mesmo sua cultura, e os costumes indígenas ainda tão arraigados no cotidiano das pessoas. Prepare-se para presenciar algumas excentricidades e também para se alegrar com este povo caloroso.
Na região de fronteira, que compreende as cidades de Corumbá, Puerto Quijarro e Puerto Suárez, a circulação é livre, basta ir munido de sua carteira de identidade, mas não deixe de pedir o documento de entrada no país e de carimbá-lo. Sem o documento você pode ter que pagar pelo documento na saída.
A Bolívia pode ser uma boa surpresa para você e o melhor, você pode chegar de ônibus. Aproveite e coloque na sua lista de destinos!