13 de dezembro de 2013 abrati

Quero mochilar! E agora?

Você sempre teve vontade de mochilar por aí, mas nunca soube por onde começar? Não se preocupe, pois o Juntos a Bordo preparou uma série de postagens relacionadas a esta modalidade de viagem que atrai tantos novos adeptos. Vamos dar dicas e tirar dúvidas para que você fique prontinho para subir no ônibus e começar a desbravar as belezas do nosso Brasil!

Seja pelo espírito aventureiro, pela sensação de liberdade ou pela economia que um mochilão proporciona, esta prática está cada vez mais popular. Você, com certeza, conhece alguém que já mochilou ou está de viagem planejada. No entanto, apesar de mais flexível e de ter um custo mais baixo do que os tradicionais pacotes de viagens de agência, um mochilão exige, sim, muita organização. Confira algumas das maiores diferenças entre os dois estilos de viajar:

Roteiro

asassc

Uma das maiores vantagens de mochilar é que você estabelece o próprio roteiro. Muitas pessoas acham dispensáveis as visitas a pontos turísticos como monumentos, museus e outros, tão típicos dos pacotes de agências de viagens. Há quem prefira conhecer cada lugar como um nativo conheceria ou ainda quem opta por focar em apenas aspectos específicos da viagem, como trilhas, cachoeiras ou praias. A rota fica por sua conta.

 

Tempo de viagem

106417767

Além de preparar seu próprio esquema de lugares para visitar, é você quem decide quanto tempo vai durar sua viagem e quantos dias quer passar em cada localidade. Essas escolhas, é claro, variam de acordo com o dinheiro disponível para seu mochilão e com as suas necessidades para cada local.

 

Custo

29032010dinheiro008

O baixo custo costuma ser a característica mais atrativa dos mochilões. Ao invés de pagar um preço alto por um pacote fechado, você pode escolher economizar e adequar a viagem ao seu bolso. Já que você vai mochilar, não gastará dinheiro com compras nem com hospedagens caras nos melhores hotéis.

 

Bagagem

mochilar

O nome já diz tudo, não é mesmo? Sua viagem será um mochilão! Quanto menos bagagem você levar, melhor. Isso vai facilitar suas andanças e deslocamentos. Então, nada de exageros! Separe apenas o essencial, coloque tudo dentro de uma mochila e vá tranquilo. Nada de malas, roupas extras ou de guardar um espacinho para o que você compraria em uma viagem normal.

 

Hospedagem

veravian_camping01

Como já mencionamos, você não vai querer se hospedar em um hotel cinco estrelas enquanto faz um mochilão, não é mesmo? A maior graça de mochilar é não parar. Dependendo do seu roteiro, há dias em que você só irá precisar de um local para dormir. O resto do dia será passeando e conhecendo novos destinos. Portanto, opções como albergues ou áreas de camping são opções mais sensatas e econômicas.

 

Desenrole

20110213001034

O mais importante de tudo é que, para fazer um mochilão, você precisa ser desenrolado. As pessoas que optam por viajar por uma agência de viagens podem sempre contar com seu suporte. Além disso, a agência é responsável por cuidar das passagens, hospedagem, compra de ingressos para atrações e muito mais. Ao decidir viajar por conta própria, lembre-se de que você passa a ser responsável por tudo isso. Viu só como exige organização e planejamento?

Agora que você conhece as principais diferenças entre uma viagem tradicional e um mochilão, você já pode começar a se organizar para a sua aventura. Fique de olho nas próximas dicas do Juntos a Bordo, mochila nas costas e vamos lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros