16 de agosto de 2016 abrati

Recife, artesanato em cada canto

Recife é uma cidade cheia de tradição e cultura. Não visitar seus mercados, feiras e centros de cultura é como não ter conhecido a cidade. Segue nossa lista dos desejos para encontrar o melhor do artesanato pernambucano.

Casa da Cultura

13668982_1179156365454550_66540769442721244_n

A antiga casa de detenção, restaurada em 1975, foi transformada em centro de cultura regional. O museu do frevo, lojas de artesanato, lanchonete e postos de informações turísticas estão instalados nas antigas celas. São encontrados itens de artesãos de várias regiões do estado, destaque para lojas de xilogravura. Por ali também dizem que se come um excelente bolo de rolo. Merece a visita tanto pelos achados artesanais quanto por seu valor histórico.

Local: Rua Floriano Peixoto, s/n, Santo Antônio. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados, das 9h às 18h; e aos domingos, das 9h às 14h. A entrada é gratuita.

Mercado São José 

Q11

O Mercado de São José, inaugurado em 1875, é uma das primeiras construções do Brasil que possui toda a sua estrutura feita em ferro. O projeto seguiu o modelo do Mercado de Grenelle, na França, e está localizado numa área conhecida como Praça do Mercado, onde fica também a Basílica de Nossa Senhora da Penha. O mercado tem 542 boxes, que comercializam artesanato, carne e peixe frescos. Há a área de itens artesanais mais rústicos em couro, de acessórios do sertão, de peças em rendas, tecidos. O lugar é rico em itens populares.

Local: Praça Dom Vital, s/n, São José. Funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 18h; e aos domingos e feriados, das 6h às 13h.

Feira do Bom Jesus

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Nessa área de grande potencial turístico, do Recife Antigo é feito esse encontro que incentiva a população local a ocupar a área central da cidade nos finais de semana. Bijuterias, acessórios, roupas, rendas, peças decorativas, castanhas e culinária típica são a pedida da feira de artesanato. As barracas são montadas aos domingos, quando a região se agita com eventos culturais na Praça do Arsenal, ao lado da feira. Domingo é dia de shows musicais gratuitos, apresentações no Teatro Mamulengo e é quando Torre Malakoff abre seu observatório astronômico.

Local: Rua do Bom Jesus, s/n, Bairro do Recife. Funcionamento: Todos os domingos, das 14h às 22h

Feira de arte e artesanato de Boa Viagem

feirinha_de_boa_viagem_0

A feira mistura turistas e população local. São cerca de 200 expositores divididos em duas partes: uma destinada a produtos do artesanato local, roupas e presentes; outra, dedicada a comidinhas, onde se pode encontrar tapioca, sanduíches, doces etc.

Local: Praça de Boa Viagem, s/n. Funcionamento: diariamente, das 14h às 22hs

Mercado de Artesanato de Pernambuco

6_-_centro_de_artesanato

Inaugurado em setembro de 2012, o lugar conta com área de exposições que abriga uma mostra permanente de obras premiadas na Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato). O lugar é indicado para quem gosta de encontrar obras variadas num mesmo local e, assim, garantir sua lembrança do Recife. Há um pouco de tudo no armazém: obras em argila, madeira, tecido etc. São 500 artesãos de todas as regiões do estado. No local você conta também com um excelente restaurante.

Local: Armazém 11, próximo ao Marco Zero, Recife Antigo, Recife – PE. Funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 18hs e aos domingos das 9 às 17hs.

Sua visita a Recife já tem atrações garantidas, falta apenas marcar a data e embarcar na rodoviária mais próxima. Boa Viagem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros