Buenos Aires não é a única cidade argentina que recebe brasileiros vindos de ônibus. Resistência, capital da província de Chaco e o seu principal centro administrativo, econômico e cultural pode ser um destino muito atraente, principalmente se você gosta de ter experiências culturais em suas viagens.
Desde sua fundação em 1878, Resistência foi muito importante na região nordeste da Argentina, sendo o seu principal centro de comunicações. Hoje é conhecida como “Museu ao ar livre” e “cidade das esculturas”, pelas mais de 500 obras exibidas em suas ruas. É um lugar único na Argentina, onde se conhece um Patrimônio Cultural sem precedentes. A arte aqui está ao alcance de todos! A cada dois anos, Resistência apresenta ao mundo o seu processo criativo através da “Bienal de Esculturas”, um evento cultural que convoca a os mais prestigiosos escultores a realizar obras de arte que logo depois passarão a embelezar as ruas da cidade para o deleite de locais e visitantes. E olha a boa notícia: 2016 é um ano de Bienal, que acontece em julho.
O lugar combina excelente estrutura arquitetônica do início do século XX com a natureza exuberante, única na região. Como se não bastasse a cidade ser um museu a céu aberto, outros prédios guardam mais coleções: o Museu Provincial das Belas Artes, o Museu Policial, o Museu Regional de Antropologia João Alfredo Martínez, o Museu Histórico Regional, o Museu de Ciências Naturais, o Museu da Escultura em Madeira, o Museu do Homem Chaquenho e outro interessante lugar para visitar é o Centro de Odfidiologia de Resistencia onde os amantes dos répteis ficarão à vontade. Os maiores espetáculos da cidade têm lugar no anfiteatro Domo Centenário, um edifício de arquitetura moderna.
No Bairro de Toba concentra-se grande parte da população indígena e na Cooperativa de Artesões você vai encontrar peças de barro artesanais, além de arcos, flechas, cestos, tecidos e peles da cultura Toba, a muito bom preço. A partir da cidade podem ser feitos passeios e passeios divertidos. Viagens de pesca no rio Paraná, visitas aos aldeamentos indígenas além de turismo rural.
Resistência e a vizinha cidade de Corrientes estão separadas pelo rio Paraná, mas unidas pela Ponte General Manuel Belgrano, formando um conglomerado urbano de mais de 600 mil habitantes.
Visitar cidades do interior de um país é a melhor maneira de conhecer suas origens. Então aproveite e conheça a Resistência! Mais um destino internacional para você chegar de ônibus.