O Rio de Janeiro é lindo e cheio de lugares incríveis para conhecer. Entre uma atração e outra certamente você vai passar por algumas dessas feiras que ajudam a fazer do Rio uma cidade Maravilhosa:
Feira da Avenida Atlântica
A grande feira de artes plásticas e artesanato da Av. Atlântida em Copacabana é montada na parte central do calçadão e já se tornou tradicional ponto de visitação de turistas e moradores do bairro.
No percurso, trabalhos em artesanato variado de crochê e rendas, bijuterias, roupas objetos de utilidade artísticos de várias expressões. Em alguns pontos da feira se concentram os trabalhos de artes plásticas. Quem entende de arte fala que ali se encontram quadros de real valor artísticos.
Local: Calçadão Central da Av. Atlântica, próximo à Rua Djalma Ulrich. Funcionamento: segunda a sábado, de 18h até meia noite.
Feira Hippie de Ipanema
A feira hippie de Ipanema é uma das mais tradicionais feiras de artes e artesanato do Rio de Janeiro. A feira vem da tradição da cultura hippie que floresceu na década de 60 e hoje é o principal ponto de exibição e comercialização para o trabalho de artesãos e artistas plásticos profissionais. Pinturas, gravuras, esculturas, bolsas, roupas, bijuterias. A feira lança tendências e novidades que surgem das barracas depois viram moda em todo país.
Local: Praça General Osório entre as ruas Teixeira de Melo, Visconde de Pirajá e Prudente de Morais – Ipanema. Funcionamento: domingos das 7h às 19h.
Feira do Lido
A feira do Lido se realiza em uma praça de Copacabana, chamada Praça do Lido. São inúmeras barracas onde acha-se de tudo, chaveiros, anéis e pequenos enfeites artesanais feitos de pedras brasileiras, esculturas, peças de roupas, bolsas, cintos e objetos artesanais de utilidade ou meramente decorativos.
No local também existe barracas onde se vende comida baiana como “acarajé” e outros tipos de quitutes.
Local: Av. Atlântica – Praça do Lido – Copacabana. Funcionamento: sábado e domingo durante o dia.
Artesanato na Feira Nordestina de São Cristóvão
No Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas funciona a tradicional Feira de São Cristóvão. A feira possui cerca de 700 barracas e lojas fixas que oferecem os mais variados artigos ligados a cultura nordestina. Entre as mais variadas modalidades de artesanato, estão redes de balanço, carrancas, miniaturas em madeira, bonecos de pano, chapéus de couro, sandálias de couro e roupas de renda.
Às terças e quintas que não sejam feriados, a entrada é franca, nos demais dias se cobram ingressos, mas os preços são acessíveis.
Local: Campo de São Cristóvão, bairro do mesmo nome. Funcionamento: de terça-feira a quinta-feira, das 10h às 18h, das 10h de sexta às 21h de domingo.
Feira do Lavradio
Uma das mais tradicionais do Rio, a Feira do Lavradio (ou do Rio Antigo, como é conhecida) é famosa pelas antiguidades que expõe, algumas, verdadeiras relíquias. Ela conta com mais de 400 barraquinhas que são montadas todo primeiro sábado do mês. Na feira, além de antiguidades, artigos artesanais, gastronomia variada e boa música. Bares e restaurantes, que cercam a feira, também chamam um público boêmio.
Local: Rua do Lavradio, Centro. Primeiro sábado do mês das 9h às 17h.
Feira Cultural da Fotografia & Imagem
A feira de foto e imagem acontece sempre no último domingo do mês, geralmente durante o dia, no Palácio do Catete, atual Museu da República. A feira é disposta nos belos e amplos jardins do palácio, onde são mostrados trabalhos de profissionais, peças de colecionadores e de amadores.
Para quem nunca foi ao Palácio do Catete e visitou os jardins, o local por si só já é um grande atrativo para a visita. O Museu da República foi construído por um barão na época do Império, posteriormente passou a ser sede da Presidência da República, e foi sede e moradia do Presidente Getúlio Vargas.
Local: Museu da República, Rua do Catete, 153 – Catete Funcionamento: todo último domingo do mês.
Tem como ser melhor? São feiras para todos os gostos, estilos e bolsos. Programe sua próxima viagem ao Rio de Janeiro e vá de ônibus.