Já estamos em contagem regressiva para a 28ª Olimpíada da era moderna e é a primeira vez que uma Olimpíada acontece no Rio de Janeiro, no Brasil e na América do Sul.
Serão 10.500 atletas de 206 países disputando 306 medalhas. No Rio, 34 locais em 4 regiões irão receber as competições: Região de Deodoro, Região do Maracanã, Região da Barra da Tijuca e Região de Copacabana. Outra Olimpíada em nosso país… sabe-se lá quando volta a acontecer. O que significa que é uma oportunidade única de estar em casa e participar do maior evento esportivo do mundo. Se você não está no Rio, programe-se para visitar a cidade e anote alguns roteiros que preparamos para você!
Roteiro Histórico
Comece pela Cinelândia onde estão prédios importantes: Teatro Municipal, Biblioteca Nacional e a Câmara Municipal. Indo para a região portuária, conheça o Mosteiro de São Bento todos os dias têm missa com canto gregoriano. E suba o Morro da Conceição – quase um segredo dos cariocas – um lugar para encontrar história, cultura e gastronomia. Como você estará perto da revitalizada Praça Mauá, pode dar uma chance para o futuro e conhecer o Museu do Amanhã – recém inaugurado e já um sucesso!
Maratona de atrações tradicionais
Acorde cedo e vá: ao Corcovado visitar o Cristo, ou ao Pão de Açúcar andar de bondinho ou ao Parque Laje para tomar um belo café da manhã ao redor da piscina. Almoce em Santa Tereza e tire fotos na Escadaria Selarón. Final da tarde, conheça o forte de Copacabana (muita gente não sabe, mas lá funciona uma Confeitaria Colombo, a mais tradicional do Rio). A noite, seja qual for seu ritmo favorito, vale a pena um giro pela Lapa. E na manhã seguinte, acorde cedo e vá pedalar na orla da Zona Sul. Pronto, você já pode tirar sua carteirinha de Carioca!
Aquele mergulho
Mas espera, e o mergulho no mar? Já avisamos que a água não é das mais quentes, mas vale cada arrepio: As praias da Zona Sul são as mais frequentadas: Copacabana, Ipanema e Leblon são de fácil a cesso. A Praia Vermelha, no charmoso bairro da Urca, tem os bondinhos do Pão de Açúcar como vista. Mas se você quer sossego o Rio também guarda alguns pequenos paraísos dentro da cidade, como a Prainha e Grumari.
Animou? Então anota o serviço: Jogos Olímpicos de 5 a 21 de agosto e Jogos Paralímpicos de 7 a 18 de setembro. Divirta-se e torça bastante, já que a próxima Olimpíada só acontece em 2020 e bem ali pertinho… em Tóquio, no Japão.