Com instalações reformadas, a rodoviária carioca criou “hotlines” com os consulados dos principais países participantes dos Jogos, para atendimento imediato aos estrangeiros, em assuntos como, por exemplo, a emissão de segunda via de passaportes. Entre outros melhoramentos, foi ampliado o número de profissionais bilíngues e inaugurado um novo “lounge” no setor de embarque superior, dotado de Wi-Fi e de uma TV de plasma que exibiu todas as principais competições.
No desembarque inferior, foi instalado um novo “Welcome Center” para ampliar o receptivo turístico, em três idiomas, e com cabine de autoatendimento que possibilitou a comunicação virtual de áudio e de vídeo entre turistas e agentes de turismo. Se necessário, o turista podia imprimir informações ou documentos. Uma loja oficial de produtos da Rio2016 funcionou em frente ao “lounge”, ao lado de uma Casa de Câmbio e de uma agência bancária. Totalmente acessível, o terminal preparou-se para prestar amplo atendimento a atletas e ao público da Paralimpíada, com mapas e pisos táteis, elevadores, rampas de acesso e de nível e telefones em braile.
Funcionários da concessionária Novo Rio, com a função “Posso Ajudar?” também circulavam pelas instalações para apoio aos passageiros, especialmente aos estrangeiros. Do mesmo modo, o projeto “Way finding” forneceu indicações valiosas para quem buscava saber, por exemplo, como se deslocar para o VLT ou como alcançar os modais de transporte mais próximos à rodoviária.
As empresas de ônibus estavam preparadas para atender ao aumento do fluxo de passageiros. A Auto Viação 1001, por exemplo, concentrou suas atenções na facilidade de aquisição das passagens e na qualidade dos serviços. Já a UTIL, responsável pelas ligações rodoviárias entre o Rio, Belo Horizonte e Brasília, programou principalmente a oferta de ônibus extras e a redução dos intervalos entre os embarques, além do atendimento bilínguenas salas VIP e nos guichês. Também deu ênfase às vantagens da sua frota de ônibus de dois andares com serviços de primeira classe.
As empresas Crucero del Norte(Argentina), Chile Bus (Chile) e Expresso Ormeño (Peru), que operam linhas nternacionais na Rodoviária Novo Rio, também registraram a procura três vezes maior por passagens rodoviárias pelos viajantes sulamericanos.
Campanhas e informações sobre segurança foram exibidas no circuito interno de televisão. As principais recomendações estavam relacionadas aos cuidados com as bagagens, com a documentação e com o acionamento da vigilância no caso de atitudes suspeitas ou objetos abandonados. Outro conselho relacionado à segurança era o de, nos deslocamentos externos, dar prioridade ao transporte por VLT ou por táxis credenciados.
No site do terminal, foram introduzidas novas funcionalidades e ampliadas as informações sobre os serviços.
As Paralimpíadas já começaram e se você estiver com planos de viajar para o Rio de Janeiro saiba que a rodoviária está preparada para lhe ajudar a ter uma ótima estada. Esta e outras matérias super bacanas sobre o setor você encontra no Informativo Abrati/Agosto no site www.abrati.org.br em publicações.