São Luís é uma cidade única no Brasil. Tão peculiar que parece não fazer parte de nenhuma região específica, apesar de ser uma das nove capitais nordestinas. Olha do que estamos falando:
– É a única cidade brasileira fundada por franceses, depois ocupada por holandeses e só posteriormente colonizada por portugueses.
– São Luís é considerada a capital nacional do reggae e o único lugar onde as pessoas dançam o reggae “agarrados”,
– Também já foi conhecida informalmente como ‘A Atenas Brasileira’, graças ao elevado nível cultural de sua população.
– A bebida oficial de São Luís é um refrigerante criado na região. É bem doce, cor de rosa e se chama Jesus.
– A marca registrada da cidade são os Azulejos Decorados. Em fins do século 18, toneladas de azulejos chegaram a São Luís para revestir fachadas e interiores, já que o clima quente e úmido danificava as pinturas e rebocos.
– São Luís é um dos lugares do mundo com maior diferença de nível entre maré alta e baixa. Duas vezes ao dia, o mar parece fugir da terra e a paisagem lembra a de um sonho.
O que fazer em São Luís? Vamos te dar um roteiro bem básico: Centro Histórico, Lagoa Jansen e praias.
No centro, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, casarões, lojas, mercados, museus, casas de cultura, restaurantes, ateliês, agências de turismo. Conheça a Casa do Maranhão, onde se aprende muito sobre a cultura do lugar, o Palácio La Ravadière e o imponente Palácio dos Leões, que hoje abriga a sede do governo estadual e conta com um ótimo mirante. Entre na Igreja Matriz e na Igreja do Desterro. A melhor forma de visitar as duas, bem como todos os outros pontos históricos da cidade é acompanhado de um bom guia. São Luis tem muita história interessante.
Na Rua Portugal, você verá um dos melhores exemplos da arquitetura colonial da cidade. Para encontrar belas peças de artesanato vá até o Ceprama – Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão – e visite o Centro de Cultura Popular, onde estão expostas vestimentas e objetos usados em festas populares, como o Tambor de Crioula e o Bumba meu Boi, uma das maiores tradições festivas do Maranhão que toma conta do estado nos meses de junho e julho.
A Lagoa da Jansen é um dos lugares mais agradáveis da cidade. Seis mil metros quadrados de área, onde estão restaurantes, quadras de esportes e ciclovias. Na área de lazer em seu contorno estão quiosques oferecendo sucos e petiscos e a pouca distância da Lagoa está situada a parte moderna de São Luís, com luxuosos prédios residenciais e excelentes hotéis.
Agora, vamos às praias. Já falamos que a diferença entre as marés em São Luis é uma das maiores do mundo, o que aumenta a chance de se deparar com cenários bem diferentes em cada maré. Na praia da Ponta da Areia estão alguns dos melhores hotéis da cidade, além de bares e bons restaurantes. Esta praia é famosa pelos clubes de reggae.
Já a praia de São Marcos é a preferida pelos surfistas. Calhau é uma das mais conhecidas e considerada uma das mais bonitas, pela presença de dunas. Agora uma dica dentro da dica: Se vai conhecer São Luís e quer se sentir na típica praia nordestina, com pescadores e águas claras e quentes dê um pulo na cidade de Raposo. A vila fica a apenas 28 km de São Luis e é considerada um “mini- lençóis” e um dos principais polos de ecoturismo do estado.
Se você já conhece São Luís, divida suas dicas com a gente através do e-mail juntos@abrati.org.br. Se ainda não conhece, programe sua viagem. E vá de ônibus!