São Luiz do Paraitinga (SP) é uma pequena cidade localizada no meio da Serra do Mar, entre Taubaté e Ubatuba. Quem a conhece diz que é praticamente um museu a céu aberto, graças ao belo patrimônio formado por casarões dos séculos XVIII e XIX.
A cidade ainda guarda em seu passado recente uma tragédia que fortaleceu ainda mais a relação de amor da população com sua riqueza histórica. No início de 2010, a cidade sofreu com uma forte enchente do Rio Paraitinga que a fez perder oito de seus edifícios históricos, incluindo a Igreja Matriz do município, construída no século XVII. Em dezembro do mesmo ano, o Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga foi declarado patrimônio cultural nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o tombamento permitiu a reconstrução de diversos prédios históricos. O trabalho árduo garantiu que a Matriz voltasse a abrir as portas em maio de 2014.
Na área urbana da cidade encontra-se um conjunto arquitetônico, com mais de 450 imóveis, mas não é só a paisagem arquitetônica que atrai os turistas. O turismo ecológico e de aventura conta com várias trilhas, e raftings. Um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar – o Núcleo Santa Virgínia – fica na região e explica porque a região é aclamada por sua natureza generosa.
O Turismo Rural também faz sucesso com diversas sedes de fazendas históricas do ciclo do café, tudo isso em meio à mata preservada e muitas cachoeiras. Nesse cenário, um passeio a cavalo, garante paisagens deslumbrantes por estradas rurais. As destilarias locais também recebem visitantes que podem provar da melhor cachaça produzida na região.
O carnaval de marchinhas é uma das atrações culturais da cidade e já recebeu atenção da imprensa nacional e internacional. Durante os dias de folia blocos se apresentam, com fantasia e marchinha específica. Já o folclore mistura influências culturais dos escravos com os rituais cristãos. O principal exemplo é a Festa do Divino, realizada quarenta dias depois da Páscoa e animada por apresentações de grupos de tradições africanas intercaladas com procissões, e missas. A programação traz ainda quermesses, brincadeiras, almoço grátis e desfile dos tradicionais bonecos gigantes dos personagens João Paulino e Maria Angu. Em julho acontece a Temporada de Inverno, com espetáculos circenses e shows; e no final do mês de outubro, as ruas principais são tomadas pela Festa do Saci, com direito a contadores de histórias, brincadeiras e oficinas para os pequenos.
Em qualquer época, a viagem vai te encantar. Uma cidade pacata e simples que conseguiu se reinventar resgatando sua história. São Luiz da Paraitininga é uma ótima opção. Para a viagem ser tranquila e confortável, vá de ônibus!