9 de dezembro de 2015 abrati

São Paulo, amiga do verde!

São Paulo é a maior capital do Brasil, onde são fechados os maiores negócios do país. Mas a cidade não é só trabalho e correria; na região metropolitana são mais de 5 mil redutos verdes, sendo 100 parques municipais de grande e médio porte.

Como tudo em São Paulo, os espaços de lazer também seguem tendências: em 2016 mais de 120 praças contarão com sinal livre de Wi-fi.

Vale a pena, na sua próxima ida a São Paulo, conhecer e desfrutar destes lugares onde contemplar, se exercitar e passar bons momentos com quem você gosta já irão valer a viagem.   Siga nossa “micro rota” verde de São Paulo:

Parque Trianon Tenente Siqueira Campos

 parque-trianon

O parque ficaem plena Avenida Paulista, em frente ao MASP, e é um refúgio para quem está no meio da confusão e precisa de momentos de sossego. O nome Trianon, como é popularmente conhecido, deve-se a existência do antigo Clube Trianon, até meados dos anos 1950, onde hoje está o Masp, mas seu nome original é Parque Tenente Siqueira Campos. Diariamente, das 6h às 18h, o parque oferece playgrounds, aparelhos de ginástica e a trilha do fauno (caminho com 11 estações e600 metrosque liga a avenida Paulista com a Alameda Santos), na qual é possível avistar ainda duas belas esculturas: “Fauno” de Victor Brecheret e “Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.

Parque Ibirapuera (Ibirapuera)

 ibira3

Esse é o maior e mais frequentado de São Paulo, com nada menos que 1,5 milhões de m². Durante a semana o passeio será tranquilo, mas nos fins de semana milhares de pessoas assumem o lugar para atividades físicas, pedaladas, piqueniques e descanso. O parque abriga cerca de 160 espécies de animais e exemplares de árvores raras, como pau-brasil e jaqueira e prédios importantes para a cultura da cidade, como o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil.

 

Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro (Alto Pinheiros)

praca-do-por-do-sol-800x500_c

Essa praça também é conhecida como “Praça do pôr do sol”, pois oferece uma das mais belas vistas da cidade, onde é possível ver o sol se pondo em meio aos famosos arranha-céus paulistanos. A praça é frequentada por pessoas de todas as idades, seja para caminhadas, atividades físicas, piqueniques ou apenas para curtir a bela vista.

Praça Benedito Calixto (Pinheiros)

 bendito 

A Praça Benedito Calixto é conhecida por conta da feira que recebe todos os sábados, a famosa Feira Benedito Calixto. Na feira com mais de 300 expositores é possível encontrar antiguidades, artesanato e muita comida gostosa. Além disso, a feira também conta com atrações musicais que tocam o tradicional chorinho. O ambiente de praça e a agitação cultural de uma frequentada feira, pode ser a combinação que você procura.

Parque Jardim da Luz (Bom Retiro)

 jardim da luz2

Este parque ganha o título de mais antigo da cidade, tendo sido criado em meados de 1800. Ele fica localizado em frente à Estação da Luz e é vizinho da Estação Pinacoteca, fazendo parte de um dos complexos mais antigos da cidade. Ele possui construções em estilo inglês e jardins com poda simétrica, como os franceses.

 

Jardim Botânico (Água Funda)

 botanico

Este parque é um ótimo local para passeio e descanso. Ele abriga uma vegetação remanescente da Mata Atlântica e uma nascente do Riacho do Ipiranga, que fica ao final de uma trilha. Nele há também o Museu Botânico, com curiosidades e histórias sobre as principais plantas brasileiras. Dentre as atrações estão ainda o Lago das Ninféias, o jardim dos sentidos e o túnel de bambu.

 

Parque Burle Marx (Parque do Morumbi)

burle_marx_01

Este é considerado o melhor parque da cidade devido à limpeza, acessibilidade e preservação da área. Localizado na zona oeste, o Burle Marx possui uma área de 138 mil metros quadrados, com vegetação nativa, na qual é possível encontrar aves, preás, gambas, em suas trilhas. Prática de Tai Chi Chuan, corridas, caminhadas, visitas ao lago são as principais atrações do parque, que ainda conta com uma área especial para shows. No parque é proibido jogar bola, andar de bicicleta, patins e skate e fazer piqueniques.

 

Parque da Juventude (Carandiru)

26-12-2012 - Parque da Juventude. Fotografo: Tom Dib

O Parque da Juventude é um dos mais completos da capital paulista. Inaugurado em 2003, o parque foi construído onde ficava a casa de detenção Carandiru. Possui 10 quadras poliesportivas, pistas de skate, patins e de corrida. De segunda a sexta-feira há monitores para os esportes e aulas gratuitas de tae-kwon-do. Alamedas, jardins, bosques, árvores ornamentais, frutíferas e uma pequena reserva de Mata Atlântica de 16 mil m² compõem o Parque Central, onde é possível fazer caminhada, correr pelas trilhas e realizar passeio de bicicleta.

Indo a São Paulo a negócios ou a passeio, visite esses espaços que dão um colorido especial à cidade. E claro, vá de ônibus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros