18 de outubro de 2016 abrati

Serra do Roncador: Belezas e mistérios no centro do Brasil.

cnot_7710

Pouca gente já ouviu falar na Serra do Rocador, mas se você procura natureza espetacular e quase intocada, mistérios e contatos com seres de outro mundo, achou seu destino!
Localizada no ponto mais central do Brasil, no meio da floresta amazônica e do cerrado no estado do Mato Grosso, a serra abrange desde a cidade de Barra do Garças, na divisa com Goiás, até a serra do Cachimbo, na divisa com o Pará. O nome da Serra se deve ao encontro do vento forte da região com os cannyons, produzindo o som que lembra um ronco.

O lugar é palco de grandes acontecimentos de nossa história, como a Expedição Roncador-Xingu, dos irmãos Villas-Bôas, que virou até filme e série; outra história sobre o desbravamento do lugar envolve o explorador inglês Percy Fawcet, que deu fama a Serra do Roncador como sendo um local místico e especial, revestido de profundos mistérios. Percy esteve na Serra em 1925 e iniciado em rituais tibetanos, acreditava que a cidade perdida de Atlântida estava sob as montanhas que formam o Roncador. Aventurou-se pela serra e nunca mais foi encontrado. Uns dizem que ele foi morto e enterrado pelos índios Xingu, enquanto outros acreditam que ele teria encontrado a tal civilização, através de um portal que se abre com o alinhamento de astros, e nunca mais voltou. Mais uma curiosidade é que Percy Fawcet foi inspiração para o filme Indiana Jones.

Diversas comunidades esotéricas se fixaram no lugar que é conhecido como um santuário. Fósseis de animais pré-históricos, aparecimento de objetos voadores, rios subterrâneos e lagoas ajudam a formar o cenário mágico que atrai aventureiros, cientistas, pesquisadores, curiosos e místicos. Falando em objetos voadores, em tempos de seca é possível acampar em cima da pedra do Guardião e passar uma noite na observação de OVNIS. Mas seres diferentes não vêm só do espaço, na Serra há várias lendas e teorias sobre seres e sociedades intraterrenas que têm na região um dos portais para acessar estes mundos de outra dimensão

Mas saindo do tema “mistérios” o lugar conta com natureza encantadora e ainda pouco explorada, repleta de cachoeiras, trilhas, cavernas, sítios rupestres e rios.

Na região você pode conhecer:

Parque Estadual Serra Azul

MT parque serra azul
O parque fica a 4 km do centro de Barra do Garças com uma área de 11 mil hectares. É preciso guia para acompanhar, mas vale a pena! Há um circuito com 14 cachoeiras, por trilha de duas horas de caminhada.
Dentro do parque encontra-se o marco do centro geodésico do Brasil, o local do futuro Discoporto e o Mirante do Cristo, de onde avista-se toda cidade e o encontro dos rios Garças e Araguaia, cujas águas não se misturam.

Caverna dos pezinhos

17154336

Ainda dentro do parque, peça para conhecer esta caverna. Por toda sua extensão existem marcas de pegadas petrificadas de pés de seis dedos, quatro dedos, três dedos, mas nenhum registro de pés de cinco dedos. O que reforça a lenda, contada pelos Xavantes e os Bororos sobre os mitos da região, habitada por seres de outros planetas.

Tribos indígenas

indios-xavantes

Autorização prévia da Funai. É possível visitar algumas aldeias indígenas, como as dos Xavantes, Kajarás e Bororós que ficam na região. Suas reservas oferecem belezas selvagens e atrativas, permitindo uma integração fantástica com a natureza e os costumes dos povos indígenas.

Que destino incrível não é mesmo? Não deixe de conhecer a Serra do Roncador e todos os destinos místicos que mostramos no Juntos a Bordo. E claro, vá de ônibus!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros