A busologia não é uma profissão, sequer é uma palavra presente no dicionário. É uma atividade informal, mais parecida com um hobbie, de quem se dedica a estudar, admirar e acompanhar todas as novidades de uma paixão surpreendente e inusitada: os ônibus.
Busólogos entendem de chassis, carrocerias, motores. Muitos reconhecem o modelo de um ônibus apenas pelo barulho que ele faz. Preservam memórias, histórias e curiosidades sobre as transformações dos setores urbano e rodoviário de transporte de passageiros, as empresas que os constituem, as grandes personalidades que contribuem com essa evolução.
A matéria feita pelo MG TV explica um pouco mais:
No Brasil, onde já existem mais de 13 mil busólogos, muitos encontros acontecem durante o ano. Os eventos, além de grande oportunidade para reunir os amigos que se conheceram graças à paixão em comum, servem para que os empresários e usuários discutam os caminhos, as melhorias, as políticas de transporte e as melhorias que direcionam o setor. O próximo acontecerá em Fortaleza, Ceará, no próximo dia 20 e conta com realização da Expresso Guanabara e Fortalbus e apoio da ABRATI.
Para mais informações e inscrições, acessem: http://www.fortalbus.com/2012/09/inscricoes-abertas-para-o-4-encontro.html
E você? Também é um busólogo?