A Era da Informação mudou a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Como o acesso ao conteúdo é facilitado, cada vez mais os consumidores buscam produtos e serviços de empresas cujos valores sejam os mesmos que os seus – é como se fossem uma extensão da sua própria personalidade. Isso inclui a forma como escolhem viajar.
Aqui no Juntos a Bordo temos um compromisso com a sustentabilidade. Impactar o menos possível o meio ambiente é algo que é prioritário entre nossos membros – e sabemos que, para muitos de nossos passageiros, também é. Por isso, destacamos algumas iniciativas de membros do movimento em prol da preservação e até mesmo da regeneração
Expresso Itamarati: promovendo a mudança na cadeia
Na Expresso Itamarati, o compromisso com a sustentabilidade começa nos detalhes: desde a separação de resíduos em recipientes específicos e identificados com destinação final adequada, passando por seleção de fornecedores cujos produtos são enviados em materiais recicláveis – o que pressiona toda a cadeia a criar alternativas sustentáveis também – até cuidados com a própria frota para que reduza as emissões de poluentes.
Unida Mansur: pioneira em energia limpa
A Unida é pioneira na adoção de energia limpa e, atualmente, é a maior produtora de energia solar de Juiz de Fora. Todo o fornecimento de energia elétrica da matriz e de outras duas filiais vem da tecnologia fotovoltaica — suficiente para abastecer 100 casas populares por mês.
Além disso, a empresa desenvolveu o programa Despoluir, que garante que os veículos que integram a frota não emitam fumaça preta. Além disso, os ônibus se enquadram no Euro 5, um conjunto de normas regulamentadoras que visa à diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.
Viação Águia Branca: economia de água, condução preventiva e reserva ecológica
A Viação Águia Branca conta com uma política interna de reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos ônibus da empresa, da água da chuva da água gerada pelos ares-condicionados das áreas administrativas e até mesmo da água gerada pelo sistema de ar-condicionado dos ônibus – uma iniciativa da Águia Branca e que passou a ser adotada pela fábrica que produz os veículos. Desde então, todos os ônibus saem de fábrica com o sistema que reutiliza a água do ar-condicionado.
Além disso, com medidas simples na maneira de guiar os ônibus, a Águia Branca conseguiu aliar economia de diesel e manutenção à segurança e proteção ao meio ambiente. Outro destaque é a modernização anual da frota: desde o ano passado, os veículos adquiridos vieram equipados com tecnologia BlueTec5 (SCR), que trata os gases nocivos ao meio ambiente antes de serem emitidos na atmosfera.
Aliadas a todas essas medidas sustentáveis, a empresa criou a Reserva Águia Branca,
uma área de preservação da Mata Atlântica entre os parques estaduais de Forno Grande e de Pedra Azul, no município de Vargem Alta, na região de montanhas do Espírito Santo. Um cenário paradisíaco com uma cobertura vegetal formada por florestas primárias (91% da área) ou em estágios avançados de regeneração. Além disso, a Reserva abriga dezenas de nascentes e 11 cursos hídricos que integram a bacia do Rio Itapemirim.
A unidade de conservação ajuda a preservar mais de 800 espécies de plantas e animais, como a saíra apunhalada (Nemosiarourei). O pássaro chegou a ser considerado extinto no Brasil, mas nos últimos anos reapareceu na área da Reserva, despertando a curiosidade dos visitantes.
Aqui no Juntos a Bordo é assim: o compromisso sai do papel e pode ser visto no dia a dia, no cuidado com cada veículo, na maneira como nossos motoristas conduzem e na postura de nossos membros em relação à sustentabilidade. Faça sua parte você também – mesmo o gesto de optar por comprar sua passagem online e evitar a emissão de passagem impressa já faz diferença!