O grande crescimento de carros pequenos é um dos maiores obstáculos para a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida no mundo. O maior tráfego aumenta as emissões de gases poluentes, o que impulsiona mudanças climáticas e agrava a poluição do ar, afetando a saúde de todos.
Foi pensando em um trânsito mais sustentável que começamos hoje a série Sustentabilidade sobre Rodas. Nessa série, vamos falar sobre como as bicicletas e os ônibus podem ser ótimos aliados para um mundo menos cinza e mais verde.
De cara, a principal vantagem dos ônibus é o número de passageiros que eles podem transportar. Você sabia que um ônibus substitui 30 carros na rua? Pois é, e quando menos veículos nas estradas, menores são os danos à atmosfera. E as vantagens dos ônibus não param por aí. Se formos comparar os aviões aos ônibus, esse tipo de transporte aéreo emite o sêxtuplo de gás carbônico por passageiro. Os ônibus também têm como vantagens poder chegar mais perto do destino, estar menos sujeitos ao clima, ter um custo mais acessível e ainda por cima requererem menos tempo de embarque. As vantagens são muitas, não é mesmo?
Já as bicicletas têm a seu favor uma forma de transporte completamente livre da emissão de poluentes. Além disso, por mais estranho que pareça, o ar dentro de carros comuns, por exemplo, é bem mais poluído do que o ar do lado de fora. Então além de não poluir, você ainda tem a chance de respirar um ar mais puro. Contudo, as bicicletas são péssimas para fazer longas viagens. E é por isso que elas são as melhores aliadas dos ônibus no trânsito sustentável.
Você quer saber como fazer longas viagens de ônibus e de quebra ainda levar a sua bicicleta? E quais são os melhores destinos para fazer isso? Então não perca a continuação da série Sustentabilidade Sobre Rodas na semana que vem. Fique ligado!