6 de maio de 2016 abrati

Turismo de bebidas: cachaça!

Continuando nosso roteiro gastronômico de bebidas no Brasil, encontramos uma com DNA nacional e fama mundial: a cachaça!

2

A cachaça, bebida feita da fermentação e destilação do melaço proveniente da cana-de-açúcar, era considerada de baixo status perante a sociedade, pois era consumida apenas por escravos e brancos pobres. Hoje, além de muito apreciada, é considerada patrimônio histórico e cultural do país.

A cachaça é produzida em todos os estados brasileiros, mesmo naqueles onde o cultivo da cana-de-açúcar não é favorável. Os maiores produtores de cachaça são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Paraíba e Bahia, sendo os três primeiros responsáveis por quase toda produção de cachaça industrial. Nas demais regiões predomina a produção de cachaça artesanal ou de alambique.

Conheça agora o itinerário para provar a melhores cachaças do Brasil:

Paraty (RJ) Na época colonial e no império a cidade foi a grande produtora de cachaça. Hoje, faz a alegria dos turistas com seus alambiques, que são desde os mais tradicionais até os mais artesanais.

3

Ouro Preto (MG) Dentre as dezenas de possibilidades de passeioem Ouro Preto está a Cachaçaria Milagre de Minas. A loja fica na Praça Tiradentes, bem no Centro Histórico da cidade, e tem mais de cem rótulos de cachaça, sendo uma parte de fabricação própria e o restante as tradicionais de Minas Gerais.

Betim (MG) O Vale Verde Alambique é a principal atração da cidade. Além de produzir cachaça de maneira sustentável, o alambique conta com o Museu da Cachaça, que conta a história da bebida com um acervo de mais de 2 mil garrafas.

Tracunhaém (PE) O acervo do Museu da Cachaça com cerca de 12.400 rótulos é dividido por temas e estados de produção e é a principal atração da cidade. A grande estrela da coleção é a primeira cachaça industrializada do Brasil (1756 Engenho Monjope, de Igarassu, PE). Há ponto de venda com degustação.

Salinas (MG) Salinas abriga um museu com 2.200 garrafas e 60 marcas produzidas. Algumas das melhores cachaças do Brasil são produzidasem Salinas. A região tem mais de 80 alambiques, muitos com lojas no centro da cidade.

Fortaleza (CE) O Museu da Cachaça pertence à família fundadora da Ypióca. O casarão expõe fotos, garrafas antigas, documentos e ambientes relacionados à história da Ypióca e seu processo de fabricação. O maior tonel de madeira do mundo pertence ao museu.

1

Brumadinho (MG) O município também é referência na produção de cachaça com um total de 62 produtores locais. Na Rota da Cachaça de Brumadinho, três circuitos que contam a história, visitam alambiques e até oferecem degustações especiais onde a cachaça também é usada em receitas culinárias.

Alexânia (GO) Algumas marcas goianas se destacam no mercado emergente da “cachaça de luxo”, principalmente as cachaças produzidasem Alexânia. O estado até lançou um selo “Cachaça de Goiás” para atestar a origem e qualidade da bebida.

Essa viagem pelo universo da cachaça no Brasil tem tudo para ser divertida!

Mas atenção: se for beber, não dirija. Escolha o ônibus e aproveite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros