Quando falamos de turismo gastronômico, muitas vezes esquecemos que as bebidas também fazem parte desta busca pelo sabor. Viajar para conhecer e provar bebidas consideradas de excelência já é uma tendência. O Brasil, por sua abundância de matéria prima e de culturas, é um oásis de possibilidades. Hoje vamos falar de uma bebida que é preferência nacional: o café!
O Brasil é o maior produtor e exportador de café para o mundo, com lavouras principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio de Janeiro e em parte do Espírito Santo. Algumas localidades fizeram desta vocação para a cafeicultura uma atração turística:
Vale do Café
Esta é a denominação turística para o conjunto de 15 municípios da região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, localizado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro. São eles: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paracambi, Miguel Pereira, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Paraíba do Sul, Volta Redonda e Resende. Na década de 1860, estes lugares produziam 75% do café consumido no mundo. Hoje cerca de 30 fazendas estão abertas à visitação. Com a ajuda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as tradições e o legado do café fazem parte do turismo local.
Cidade de São Paulo
Foi o café que transformou São Paulo na metrópole que é hoje. O “Ouro Negro”, como é chamada a especiaria, trouxe riqueza e desenvolvimento à cidade. A Prefeitura de São Paulo, através da São Paulo Turismo, desenvolveu este roteiro que permite compreender as transformações sócio econômicas e culturais que sua produção provocou em São Paulo. Fazem parte do roteiro: O Palácio da Justiça, Edifício Guinle, Largo do Café, Estação da Luz, Vila dos Ingleses, Painel Epopeia Paulista entre outros.
Rota do Café do Paraná
A região Norte do Paraná foi marcada ao longo de sua história pela grande produção de café, especialmente durante o auge da cafeicultura entre as décadas de 1950 e 1970, trazendo para toda a região prosperidade e mudanças profundas nas paisagens e no modo de viver das pessoas.
A região consolidou-se como produtora de cafés especiais do Brasil por meio da Indicação Geográfica de Procedência (I.G.P). A certificação garante a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos cafés do Norte Pioneiro. Além dos paranaenses, apenas outras duas regiões brasileiras, localizadas em Minas Gerais, apresentam o registro oficial, a Região do Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira.
Os mais de 30 atrativos da Rota do Café estão localizados em 9 municípios, sendo Londrina o maior deles, em um raio de distância de aproximadamente 200 quilômetros. Como um “cardápio” de atrações totalmente ligado a temática café, conta com aconchegantes pousadas, cafeterias, restaurantes e agroindústrias, e fazendas históricas e produtivas.
Viajar para conhecer e saborear diferentes tipos de cafés é uma ótima pedida em todo Brasil e as cafeterias têm mostrado talento e profissionalismo ao oferecer sabores e técnicas que fazem de uma xícara de café, uma obra de arte.
Monte seu roteiro e caia na estrada. Para uma viagem confortável e segura, vá de ônibus!