13 de maio de 2016 abrati

Turismo de bebidas: vinhos!

Os primeiros barris de vinho chegaram ao Brasil com Pedro Álvares Cabral em 1500, mas os primeiros vinhos produzidos no país datam do século 19, após a chegada dos europeus ao sul do país. Na década de 1970 e 1980 multinacionais começaram a investir nos vinhedos nacionais e de lá pra cá as vinícolas familiares têm conseguido excelentes resultados e colocado o Brasil no mapa dos vinhos premiados mundialmente.

Cinco regiões podem ser destacadas: A Serra Gaúcha, a Região da Campanha Gaúcha, a Serra Catarinense o Vale do Rio São Francisco, e a região serrana de Minas Gerais.

Vale do Rio São Francisco: Do estado de Pernambuco saem alguns dos melhores vinhos, espumantes e sucos de uva do país e do mundo. Hoje, a área produz quase três safras por ano, sendo a segunda na produção de vinhos finos no Brasil.

No Vale, os vinhos são produzidos nas vinícolas instaladas nos municípios pernambucanos de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, e no de Casa Nova, na Bahia. Para o turista, o passeio pelas quatro vinícolas do Vale do São Francisco e a degustação dos vinhos locais são aulas práticas sobre sua forma de preparo, seus aromas e variedades, além de desfrutar de um turismo cultural, gastronômico e ecológico diferenciado.

1

Santa Catarina: Nos últimos 15 anos o enoturismo é um atrativo a mais para a região que já conta com lindas paisagens. A serra catarinense produz vinhos finos de altitude. Esses vinhos vêm de uvas que demoram mais a amadurecer e têm um grau diferenciado de açúcar.

As 35 vinícolas da região atraem o turista e oferecem uma experiência completa, com visitas guiadas aos vinhedos, hospedagem nas próprias vinícolas, refeições harmonizadas e produtos com preços especiais. São Joaquim, concentra a maior parte das vinícolas de altitude do Estado com 15 produtores. Cidades como Água Doce e Lages também se destacam.

2

Serra Gaúcha: Rio Grande do sul é o estado brasileiro responsável por mais de 80% dos vinhos produzidos no país. Desde 1870, na serra gaúcha, municípios como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Carlos Barbosa, entre outros, iniciaram o plantio dos primeiros vinhedos.

Hoje, ao redor de Banto Gonçalves e Caxias do Sul, os vinhos são produzidos com garantia de selo de origem. As mais de 30 vinícolas de região produzem vinhos e espumantes de qualidade internacional. Muitas vinícolas fazem visita guiada, degustação e oferecem almoços de harmonização. Outras tem serviço de hospedagem ou restaurante próprio. Vale a pena pesquisar de acordo com o tipo de passeio que você está procurando.

3

Campanha: A região que vem ganhando muito destaque nos últimos tempos. Inicia em Bagé e vai até Itaqui, margeando a fronteira com o Uruguai. O destaque desta região é o fato de produzir vinhos de uva Tannat (típica do Uruguai) com qualidade mais frutada e leve.

Sul de Minas: Pelo menos dez produtores do Sul de Minas Gerais se destacam com uma produção que surgiu graças a uma nova técnica de cultivo, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A inversão dos ciclos de poda e colheita das uvas para produz os chamados vinhos de outono. A cidade de Andradas se destaca na região com um maior número de vinícolas.

4

De norte a sul o Brasil tem feito bonito no mercado do vinho. Sorte a nossa, que podemos viajar pelo país conhecendo esses sabores e desfrutando de cidades encantadoras.

Se programe para curtir essa viagem e, claro, se for beber, viaje de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros