Continuando a viagem com as associadas à ABRATI, chegou a vez de percorrermos os caminhos de sucesso da Auto Viação Progresso.
A história da Progresso começou em 1932, em Garanhuns, interior de Pernambuco. Seu fundador, João Tude de Melo, começou a trabalhar aos 12 anos, como carregador de bagagens, e aos 18 já era motorista de caminhão. Logo tornou-se dono de uma oficina mecânica e a partir daí iniciou sua frota de caminhões.
Foi daí que surgiu, na década de 1930, em Garanhuns, a empresa João Tude de Melo. Em 1934, foi criada a primeira linha regular de ônibus do Nordeste brasileiro, ligando Garanhuns ao Recife, um trecho de 250 km gastos em 15 horas de estradas de terra.
Em 1940, João Tude projetou o primeiro ônibus construído no país com motor interno e frente reta da América do Sul, e ainda nesse ano foram criadas as linhas Recife – Rio de Janeiro e Recife – São Paulo.
Todo esse sucesso valeu um convite do então Governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães, para que a empresa fosse transferida para o Recife. E em 1952, a empresa modificou sua razão social para Auto Viação Progresso Ltda.
Ao longo de boa parte do século XX, a Progresso teve participação intensa na evolução dos transportes rodoviários da América Latina, discutindo temas com as grandes empresas do setor. Atualmente a empresa continua evoluindo trazendo mais conforto e segurança aos seus clientes.
Fique atento, porque em breve você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais de outras associadas. Nos acompanhe, e para mais informações sobre a ABRATI, acesse: www.abrati.org.br.