20 de abril de 2015 abrati

Um passeio com a Expresso Itamarati S/A

Bilhete na mão, pois o embarque de hoje é com destino a história de mais uma associada ABRATI.

O imigrante espanhol José Oger e os filhos Affonso e Clowis, em 1951, decidiram entrar para o negócio de transporte coletivo de passageiros na cidade de São José do Rio Preto. Nascia a empresa Oger & Filhos que em 1960 alterou sua razão social para Expresso Itamarati S/A.

EITA805NMBO400RDA

 

A empresa entrou na estrada com três jardineiras Ford-F-5 que faziam a linha São José do Rio Preto-Novo/Horizonte. Ainda na primeira metade dos anos 70, a ITAMARATI pôs uma nova linha em circulação, em 1973, e pela primeira vez, os ônibus cruzaram o rio Paraná e fizeram a travessia para o Mato Grosso do Sul, tronando possível a ligação entre o extremo noroeste paulista com o caminho para a fronteira agrícola do Centro-Oeste brasileiro. A façanha só foi possível devido a implantação de um sistema de travessia do rio através de balsas, implantada pela própria empresa.

No início esse sistema de travessias foi criado exclusivamente para os ônibus, mas originando a Unidade de Negócio de Transporte Hidroviário que durante 25 anos, o então Porto Itamarati e seus ferry-boats, eram os responsávei pela travessia de automóveis e caminhões entre os dois Estados.

Em 1997, a empresa realizou uma inovação. A Nova logomarca e o novo visual dos veículos da Expresso Itamarati trazem o compromisso com o futuro. O visual propõe uma nova imagem da Itamarati junto a seu público alvo. A letra, de linhas retas, tem a vantagem de ser melhor visualizada à distância. O traço levemente curvo do “i” contribui para uma ideia de arrojo e ousadia. Ao lado da letra, uma asa estilizada simboliza rapidez. Os detalhes na cor dourada

fazem referência ao Jubileu de Ouro. O vermelho é marcante, mantendo a ligação com as cores já tradicionais no visual da empresa desde a fundação.

2014-01-091814C_zpsa2751f7c

 

Com a chegada do novo milênio, a partir do ano de 2000, a Itamarati entrou numa das maiores transformações de sua história. O alinhamento de comando e uma administração moderna foram o passo inicial para o novo salto da empresa. Em 2009, mas especificamente em a novembro, a empresa estendeu sua área de atuação, adquirindo novas linhas, sendo os itinerários: Porto Velho-RO x Cuiabá-MT. Mais uma vez abrindo caminhos. Atualmente, além de linhas inter-municipais, transporta passageiros em linhas inter-estaduais para todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros