25 de maio de 2015 abrati

Um passeio com a Pluma Conforto e Turismo S/A

Bilhete na mão para mais um embarque histórico!

Pluma_1818_a

A história da empresa pluma é marcada pela boa transformação ao longo dos anos. A começar pelo nome. A viação nasceu com a Transportadora Galiotto, uma das mais importantes para a região Sul do Brasil na década de 50. Na década seguinte, a Galiotto adquiriu a empresa Bocatur de Curitiba. Poucos meses depois, a Bocatur mudou seu nome para Pluma Conforto e Turismo S.A, sendo fundada em 10 de fevereiro de 1966.

Suas atividades foram iniciadas com 170 funcionários, e uma frota de 34 ônibus, que operavam em três linhas: Curitiba / Porto Alegre, Curitiba / São Paulo, e Curitiba / Passo Fundo / Santa Maria (RS). Em 1971, com a incorporação da empresa Expresso Porto Alegre Brasília Ltda, a Pluma começou a desbravar um caminho novo, em que ligaria Brasil à Argentina, surgindo dessa fusão sua primeira linha internacional: Porto Alegre/Buenos Aires. Em 1973, dois anos depois, conseguiu o prolongamento dessa linha para o Rio de Janeiro e São Paulo. Mas a ampliação de suas rotas não parou por aí. Em 1974, começou a operar mais três linhas: Foz do Iguaçu/São Paulo; São Paulo/Assunção e Foz do Iguaçú/Assunção.

PLUMA - Marcopolo Paradiso G7 1200 Scania K420

Mesmo em constante expansão e crescimento, a Pluma também enfrentou momentos difíceis, até chegar aqui. Em 1986, um incêndio destruiu toda a sua sede administrativa e parte do setor de manutenção. Como uma fênix, ressurgida das cinzas, depois do incêndio a empresa iniciou uma verdadeira batalha para a construção da nova sede, que foi inaugurada em fevereiro de 1990. A “Águia da Pluma” voltou a bater suas asas com toda a sua força e autonomia de voo e, subindo cada vez mais alto, nunca mais parou de ampliar os horizontes de seu território no setor de transporte rodoviário de passageiros e de cargas e encomendas.

1

Sabendo que a união torna o grupo mais forte, um novo grupo acionário foi agregado em 2012. Com isso, metas e ações de renovação e crescimento foram estabelecidas, visando o reposicionamento da empresa no mercado de transporte rodoviário. A perspectiva é que esse desenvolvimento não pare, disponibilizando aos antigos e novos clientes uma frota cada vez mais moderna e confortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros