3 de fevereiro de 2014 abrati

Um professor a bordo

professor

O Prof. Ronaldo Rocha leciona Direito para candidatos em concursos públicos desde 1995 em Brasília, mas mantém uma estreita relação com as estradas do nosso país: pelo menos uma vez a cada quinze dias, o mentor sai em viagens para lecionar por todo o Brasil. Com turmas do Rio de Janeiro até a Bahia, ele acompanha de perto a quantidade de “concurseiros” que enchem a as rodoviárias de todas as regiões buscando realizar seus sonhos.

Imagine receber um verdadeiro plantão de aulas dentro do ônibus, em plena estrada. Surreal, não é? Mas já aconteceu com ele, ao se deparar num ônibus cheio de candidatos para um concurso da Polícia Civil do Distrito Federal, em Brasília. Foi só questão de tempo até um de seus alunos o reconhecer e espalhar a notícia, e logo seus conhecimentos estavam sendo divididos com toda a tripulação ansiosa.
Para os concurseiros da estrada, o professor atenta que uma das maiores dificuldades desse tipo de prova hoje em dia não está propriamente no conteúdo, mas na maneira como ele é cobrado pela banca. Confira suas dicas:

• As bancas têm se aperfeiçoado em questões com propriedades de contextualização, indução ao erro e ao cansaço.
• Não é quantidade de horas estudadas que garante a aprovação do candidato, mas a qualidade delas.
• Estudar “igual a todo mundo” não fará você se sair melhor. O método muitas vezes pode ter mais peso que o conteúdo.
• Tão importante quanto estudar o conteúdo é aperfeiçoar o método para reconhecer essas “pegadinhas”.

O Professor Ronaldo, além de grande detentor de conhecimento, coleciona histórias por nossas estradas. E você, também tem experiências para compartilhar? Conte pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros