Há 5 anos a Abrati lançava o livro “Sonhos sobre Rodas”. A história de desbravadores que abriram os caminhos para o transporte rodoviário de passageiros no Brasil ganhou contornos épicos, e é impossível não ficar fascinado pelos relatos colhidos em anos de pesquisa pelo advogado e especialista em transporte Antônio Rúbio de Barros Gômara e pelo jornalista Nélio Lima.
Nesta semana continuamos trazendo um recorte do livro, destacando os pioneiros e as fotos que documentaram o início desafiador do ônibus pelas estradas do Brasil.
Planalto Transportes
Fundada por José Moacyr Teixeira, em 1947
Carro utilizado pela Planalto em suas primeiras linhas.
Empresa de Transporte Andorinha
Fundada por José Lemes Soares, em 1948. Seu filho, Walter Lemes Soares, foi, anos depois, o primeiro presidente da Abrati.
Uma das primeiras jardineiras da empresa foi montada sobre um Chevrolet Gigante
Viação Cometa
Fundada por Tito Mascioli e Arthur Brandi, em 1948.
Ônibus ODC 210 usado em várias linhas da empresa. Foi produzido pela GM no Brasil a partir de 1950
Carroceria da Ciferal, grande parceira da Cometa
União Transportes Estadual de Luxo – Util
Fundada pelos irmãos José e Nelson Xavier Ribeiro, em 1950
Carro da Util na linha Rio-Petrópolis
Reunidas
Fundada por Selvino Caramori, um jovem de 21 anos, em 1950.
A primeira geração de veículos da Reunidas, entre 1950 e 1952. Operava entre Caçador e Lages
Real Alagoas
Fundada por Arthur Bruno Schwambach, em 1951
Coletivo puxado por caminhão FNM, experiência da Borborema (primeiro nome da viação) na década de 1950
Viação Cidade do Aço
Fundada por Geraldo Ozório Rodrigues, em 1951
A frota que fazia a primeira rota da empresa. Os ônibus logo conquistaram a preferência dos passageiros
Viação Progresso e Turismo
Criada pela família Soares da Costa, em 1952
Jardineira utilizada nos primeiros anos de atividades da empresa
O ônibus Marcopolo Viaggio que recebeu a pintura comemorativa dos 50 anos da empresa
Lembrando que você pode ler o livro na íntegra baixando o PDF no nosso Blog. Semana que vem tem mais história por aqui