Afivelem os cintos, pois o ônibus irá partir com destino a mais um embarque histórico.
Em 1937, o Dr. Arthur Brandi, um agrimensor que viria a ser cunhado do Major Tito, estava realizando um loteamento na região do Jabaquara, mas enfrentava dificuldades para vender os terrenos, pois este era um bairro distante e não havia transporte para o centro de São Paulo. Para alavancar as vendas, a única solução viável era criar e operar uma linha de ônibus, que ligasse o Jabaquara e a Praça da Sé. E quem assumiu esse desafio foi Tito Mascioli.
Nesse período, o sistema de concessões de ônibus urbanos funcionava de maneira parecida com o atual regime de táxi. Portanto, foram compradas seis licenças e com elas nasceu uma empresa de ônibus urbano, a Auto Viação Jabaquara S.A.
Tito Mascioli percebeu logo que havia um grande futuro no ramo de transporte de passageiros e passou a dedicar-se com mais seriedade ao setor. Em pouco tempo, a Auto Viação Jabaquara S.A. tornou-se a maior empresa de ônibus urbano de São Paulo, controlando 40% do transporte coletivo do município, com exemplar qualidade nos serviços prestados.
Os negócios iam bem, tanto no ramo imobiliário, quanto no de transportes, mas em 1947, com a criação da C.M.T.C. (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), a Auto Viação Jabaquara S.A. teve a licença rescindida.
Tito Mascioli, já fascinado por trabalhar com transporte de passageiros, adquiriu ainda no mesmo ano, 1947, a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda. Em 07 de maio de 1948 e passou a ser intitulada Viação Cometa S.A.
O nome da Viação Cometa foi escolhido devido ao desenho que existia na lateral dos ônibus da Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda. Em 1951, a Viação Cometa recebeu a concessão de sua primeira linha interestadual, São Paulo – Rio de Janeiro, que realizava o transporte de passageiros pela recém construída Rodovia Presidente Dutra. Os próximos 50 anos eram bastante promissores para a empresa, que se tornaria uma das mais conhecidas no transporte rodoviário brasileiro.
Em dezembro de 2001, houve uma cisão, e um dos sócios e presidente da empresa saiu definitivamente da companhia. No início de 2002, as demais ações foram adquiridas pelo Grupo JCA.
Com a nova gestão, a Cometa optou pela aquisição de carrocerias com design mais moderno, tanto da Marcopolo quanto da Irizar, bem como novos Scania, Mercedes-Benz e Volvo, que também passaram a fazer parte da frota. Acompanhando o novo design, outro logotipo passou a ser utilizado. O novo símbolo foi originado da foto do Cometa Hale Bopp.
E assim, sempre se renovando e priorizando o bem-estar do seu maior bem – os passageiros, a Viação Cometa segue como uma das mais emblemáticas empresas de ônibus do Brasil!