A nova Lei Seca está em vigor desde 21 de dezembro de 2012, e as mudanças fizeram uma lei que já era rigorosa ficar ainda mais severa. A multa passou de 957,70 para 1.915,40 e deverá ser paga caso o teste do bafômetro indique pelo menos 0,05 miligramas, quantidade correspondente à ingestão de um bombom de licor. Além de pagar a multa, o motorista fica proibido de dirigir por um ano.
Se a quantidade de álcool expelido for igual ou superior a 0,34 miligramas, valor que pode ser alcançado ao usar enxaguante bucal, o condutor pagará o valor da multa e pode ter que cumprir pena de até 3 anos na prisão. O exame de sangue está ainda mais intolerante: nenhuma quantidade de álcool no sangue é permitida.
Agora, os testes acima mencionados não são as únicas provas. Caso o condutor se recuse a fazer o teste do bafômetro, serão levados em consideração vídeos, fotos, relatos de testemunha e outros artifícios que comprovem que o motorista dirigiu alcoolizado.
Misturar álcool e direção é um perigo para você e para todos ao seu redor. Por isso, nos tempos de Lei Seca, viajar de ônibus é a opção mais segura! Muitas empresas de transporte terrestre de passageiros submetem 100% de seus motoristas ao teste do bafômetro antes das viagens.
Então, já sabe: quer beber? Não dirija! Evite multa e acidentes e vá de ônibus!