Graças às excelentes condições de conforto e à praticidade das viagens por ônibus, empresas do setor de transporte rodoviário de passageiros continuam atraindo passageiros que anteriormente optavam pelas viagens aéreas, cujos preços, aliás, não param de subir. A modalidade leito oferecida pelos ônibus está entre as preferidas.
Nas linhas da Viação Garcia, o serviço leito-cama é oferecido em três versões: nos ônibus Double-Dec- ker (dois andares), um dos serviços dispõe de 26 poltronas leito-cama em cada veículo. Ainda nos ônibus DD, uma segunda modalidade oferece seis poltronas leito-cama instaladas no piso inferior, sendo as poltronas do piso superior do serviço executivo. Finalmente, a terceira versão é oferecida nos luxuosos ônibus LD, nos quais estão instaladas 20 poltronas do tipo leito-cama.
O serviço leito-cama da companhia, a começar dos modernos ônibus em que são oferecidos, deixa o passageiro impressionado com o conforto: a comparação com o aperto dos aviões é inevitável. As poltronas têm inclinação de até 180 graus, transformando-se em verdadeiras camas. O kit conforto proporciona manta e travesseiros escrupulosamente higienizados. Já o kit lanche oferece, além de lanche, as alternativas de suco, refrigerante, achocolatado e água.
O sistema de entretenimento dispõe de tela individual e fone de ouvido. O passageiro conta ainda com tomada para tablet e celular, e também com sinal gratuito de internet em todo o percurso da viagem. Finalmente, estão presentes também as comodidades do ar condicionado (ou calefação), da geladeira e dos porta copos.
A qualidade do atendimento e dos serviços prestados é uma tradição na Garcia e se soma a outras vantagens das viagens por ônibus como, por exemplo, a garantia de que não haverá atrasos na partida e na chegada, e a de que a viagem será realizada independentemente daquelas condições que costumam impedir os aviões de sair do chão – ou retardam sua partida – como chuvas fortes, neblina ou nevoeiro.
Agora, perto de completar 82 anos, a Garcia passou recentemente por um profundo processo de reestruturação empreendido por seus novos controladores. Foi implantada uma nova filosofia de gestão e atendimento, baseada no treinamento de pessoal, nos resultados de pesquisas de satisfação feitas junto aos usuários e em uma ampla renovação dos processos internos da companhia. As mudanças refletiram-se rapidamente na elevação do padrão de atendimento, na introdução de melhoramentos na infraestrutura dedicada ao passageiro e em várias outras iniciativas como, por exemplo, o “Espaço Mulher”, quando, em determinadas linhas e em determinados horários, a empresa passou a delimitar algumas poltronas reservadas exclusivamente para o público feminino.
Outra iniciativa foi a criação de sala VIP localizada nas proximidades do Terminal Barra Funda, para uso dos clientes desembarcados em São Paulo. O local que a empresa coloca à disposição dos passageiros dispõe de espaço para descanso, sanitários, chuveiros, internet com Wi-Fi e guarda-bagagens. Não é cobrada qualquer taxa adicional.
A intenção da empresa é oferecer aos viajantes um atendimento personalizado com muita qualidade, tecnologia e segurança.
Também durante as viagens os passageiros da Viação Garcia dispõem de internet Wi-Fi. Em relação ao treinamento e preparação dos colaboradores, os agentes de viagem, assim como os funcionários da matriz e das filiais, passaram por cursos voltados às áreas de atendimento, com foco em atualização e motivação.
A Garcia é uma empresa motivada em investir cada vez mais em seus colaboradores, sem perder a visão final, que é o passageiro.
Esta e outras matérias super interessantes sobre o setor estão na Revista Abrati Nº86 que você encontra no site da Abrati (abrati.org.br) na sessão publicações. Baixe também o aplicativo Abrati para celular e leia sempre antes.