Nasce uma empresa, nasce uma cidade. A história da Viação Garcia se confunde com a de Londrina, um dos principais municípios do interior do Brasil. Gêmeas em prosperidade, a companhia do setor de transportes e a Capital do Café firmaram raízes graças ao rico solo do Norte paranaense. Hoje, próximas de completar 80 anos, seguem em rota de crescimento.
Hora de conhecer melhor essa história… No início de década de 1930, o Norte do Paraná era conhecido como “Novo Eldorado”, atraindo colonizadores de vários Estados e imigrantes de diversos países. Iniciou-se a construção de um núcleo urbano em meio à mata, que foi ganhando fama graças à terra roxa, extremamente fértil para a plantação. Em dezembro de 1934, esse núcleo passou a ser a cidade de Londrina.
Pouco tempo antes disso, a colonizadora inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná criara um serviço gratuito de transporte para atender os pioneiros, que viajavam por estradas ora embaçadas de poeira, ora paralisadas pelo barro. Esse serviço foi concedido ao gerente responsável pelo serviço, o mecânico alemão Mathias Heim.
Heim procurou um sócio que tivesse dinheiro ou soubesse dirigir jardineiras. O jovem imigrante espanhol Celso Garcia Cid aceitou o desafio e, em 15 de janeiro de 1934, foi criada a Companhia Rodoviária Heim & Garcia, a segunda do setor legalmente regularizada no Brasil. No mesmo ano, a pedido de Cid, seu caminhão Ford foi transformado na primeira jardineira da empresa, carinhosamente chamada de Catita.
A fama de Londrina como terra de oportunidades corria o mundo, e o transporte de pioneiros só crescia. Em 1937, Mathias Heim saiu de cena, negociando sua metade da sociedade com outro jovem imigrante espanhol, José Garcia Villar, que desembolsou 110 contos de réis. Nascia assim, no dia 1º de fevereiro de 1938, a Empresa Rodoviária Garcia & Garcia.
A nova sociedade funcionou como uma engrenagem perfeita. A ousadia e o empreendedorismo de Celso Garcia Cid impulsionavam a expansão da empresa; o controle e a administração de Garcia Villar faziam a companhia crescer com segurança e saúde financeira.
A Viação Garcia cresceu no ritmo acelerado que impulsionou o desenvolvimento de vários municípios do Norte do Paraná, transportando pioneiros, imigrantes, colonizadores, trabalhadores e empreendedores. Em quase 80 anos de história, consolidou-se como uma companhia inovadora, sempre atenta às novas tecnologias. Algumas dessas novidades, como o primeiro ônibus do Brasil com 3 eixos, foram desenvolvidas em oficinas da própria empresa.
Atualmente, a Viação Garcia segue superando desafios para manter a tradição de alta qualidade no setor de transporte de passageiros. Uma história sólida que, assim como a de Londrina, certamente ainda terá muitos capítulos de sucesso a serem contados.