14 de outubro de 2015 abrati

Viação Progresso e Turismo LTDA

Em 1925, Francisco Soares da Costa Filho e sua esposa Joanna Soares fixaram residência em uma fazenda arrendada e tiravam o sustento da família do trabalho na pecuária e na lavoura. Os filhos foram nascendo e o trabalho foi rendendo frutos. Em 1930, Francisco já possuía terras próprias, um armazém muito simples e uma pequena padaria.

progesso3

Em 1940, tomou uma decisão importante, mudaria da zona rural para o centro da cidade de Vassouras (RJ) a fim de proporcionar o antigo ensino ginasial para seus filhos. Decidiu vender suas propriedades e conseguiu levantar 65 contos de réis o que era considerada uma boa quantia naquela época.

Um acidente num carro de boi deixou Francisco acamado por um ano. O dinheiro quase acabou, mas a família se reergueu e começaram outra padaria. Com as limitações do próprio corpo, Francisco tornou-se o orientador dos filhos que trabalhavam no negócio. A padaria progrediu e diversificou os produtos. Os irmãos Soares com a aprovação do pai decidiram se lançar em uma nova experiência em 1952: compraram a pequena empresa de ônibus com apenas dois veículos de madeira. Nascera ali a verdadeira vocação daquela família que nove anos mais tarde iria vender a padaria e dedicar todos os esforços e investimentos na Viação Progresso.

progesso2

Dos oito filhos de “Chiquinho”, três permaneceram na sociedade Arlindo, Hélio e Paulo e, hoje, suas três famílias são proprietárias da empresa que se dedica em profissionalizar a gestão sem perder os principais valores transmitidos pelo casal Chiquinho e Joanna: simplicidade de vida, trabalho duro e fé em Deus.

Desde seu surgimento, a Viação Progresso sempre foi administrada pela família Soares. Em 1958, sua sede foi transferida para Barra do Piraí (RJ), onde permaneceu até 1975. Nesse ano, a empresa conquistou várias linhas da Viação Salutaris e mudou sua matriz para Três Rios (RJ), atual sede da empresa.

progesso1

Os sócios da empresa garantem que não há fórmula para o sucesso, mas fazem questão de deixar bem claro que cinco palavras ajudaram bastante na construção dos pilares da Viação Progresso: honestidade, união, respeito, disciplina e persistência.

Viação Progresso, mais uma associada ABRATI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

#viajedeonibus

O Juntos a Bordo é um projeto da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros