Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina na Itália, começou a trabalhar com pedagogia por volta de 1900 e foi indicada duas vezes para o Nobel da Paz por suas ideias sobre educação. Seu método de ensino prega que todas as crianças nascem com um potencial humano extraordinário e nós, como adultos educadores, devemos influenciar o mínimo possível.
Essas são dicas simples de como trazer um pouco da filosofia Montessori para sua próxima viagem em família:
– Respeitar a escolha da criança: Pergunte que tipo de lugar ela gostaria de conhecer antes de definir o destino. Se não for um lugar possível, tente adaptar.
– Não ajude a criança a fazer algo que ela pode fazer sozinha: Deixe que ela arrume a própria mala ou peça que ela pesquise sobre o lugar e só ajude se for solicitado.
– Incentive a segurança e a autonomia: Deixe a criança fazer o pedido no restaurante e confie a ela uma câmera para documentar a viagem.
– Trocando experiências: Promova conversas em família para ouvir o que cada um gostou e aprendeu durante o passeio.
– Contemplar também diverte: Vivemos estimulando demais nossas crianças. Reserve momentos sem planejamento ou correria. Pois como disse Maria Montessori: Para a criança, a vida basta!