Paraty é uma cidade cheia de história e belezas naturais, localizada na região da Costa Verde no Rio de Janeiro. Fundada em 1667, no em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira, Paraty foi palco da época de ouro da cana de açúcar e porto de passagem do ouro de Minas Gerais. Depois de grande isolamento econômico a cidade voltou a florescer através do turismo, principalmente após a construção da rodovia Rio-Santos, nos anos 1970.
Considerada Patrimônio Histórico Nacional, a proibição do tráfego de automóveis no Centro contribuiu para preservar a atmosfera idílica. Paraty pode ser conhecida de diversas formas: pela história, pela cultura, pela mata atlântica, pela diversão, pela cachaça, pelos eventos, pela arte, pela gastronomia, pelo agito e pela tranquilidade.
Sobre os eventos, não é exagero dizer que provavelmente em qualquer época que você escolher visitar a cidade, alguma programação cultural ou esportiva estará em acontecendo. São eventos internacionais como o Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que acontece todos os anos em julho, a festivais gastronômicos variados, festival da cachaça, de teatro, dança além de maratonas e meia maratonas.
Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. A cidade é rodeada por Mata Atlântica.
Chegando em Paraty não deixe de:
*Passear de escuna: O passeio dura cerca de cinco horas e as escunas, que saem do cais da cidade entre 10 e 12h, param em quatro lugares – entre praias e ilhas. Há bebida e comida a bordo.
*Visitar as cachoeiras: Paraty tem várias cachoeiras belíssimas, como a Cachoeira da Pedra Branca, com dois saltos de cinco metros de altura.
*Prestigiar o artesanato local: Em tecido, em madeira, em fibras vegetais. Tem para todos os gostos e bolsos.
*Fazer o Caminho do Ouro: Construído pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, o local está preservado e está cercado pela beleza da Mata Atlântica e há várias opções de trekking pelo Caminho do Ouro, com paradas em cachoeiras, alambiques, e paisagens inesquecíveis.
*Passear pelo centro histórico: Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), o centro histórico de Paraty é formado por casarões coloniais e igrejas. Alguns sobrados são ocupados por bares, restaurantes, pousadas e lojas de artesanato.
Paraty é um paraíso para os viajantes no tempo. Coloque esta relíquia no seu próximo itinerário e claro, vá de ônibus!