A pandemia tem feito a gente refletir sobre muitas coisas, entre elas, em voltar a valorizar o que a gente sempre teve em abundância e talvez, não tenha dado o devido valor. Nestes dias de quarentena, quem não sente saudade daquele cheirinho de terra molhada, do sol no rosto, do pé na grama, das cachoeiras, das árvores?
Aos poucos, você pode voltar a pensar naquele reencontro com a natureza. Alguns parques nacionais espalhados por todo o Brasil estão abertos (https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao) para o deleite dos olhos e do coração aflito por uma viagem tranquila e sem muvuca.
De acordo com o Instituto Chico Mendes (ICMBio), uma série de parques nacionais e unidades de conservação estão abertas à visitação pública em várias partes do Brasil. E se você está sonhando com esse retorno à natureza, passa lá no Juntos a Bordo e reserva esse passeio inesquecível.
A lista de opões é enorme, passando pela Floresta Nacional de Brasília, que tem a maior trilha de mountain bike sinalizada em unidade de conservação do país, que ainda proporciona opções mais leves para os iniciantes; à Floresta Nacional de Canela (RS), onde atualmente existe uma trilha ecológica para os visitantes, com a identificação de mais de 60 espécies arbóreas, com um projeto para estruturação e interpretação ambiental de mais três opções de trilha; ou ainda, passando pela Floresta Nacional de Palmares, no município de Altos (PI), que oferece aos visitantes o “birdwatching”, um dos principais nichos de ecoturismo oferecidos pela unidade de conservação, ou seja, a observação de aves. Este tipo de turismo específico vem ganhando força de alguns anos pra cá.
Consciência e respeito
Estes e outros tantos parques maravilhosos estão te esperando para um passeio ao ar livre, sem muvuca e com responsabilidade, afinal não é só chegar lá e aproveitar essas riquezas naturais de qualquer jeito.
Existem regras básicas de comportamento que devem ser observadas por visitantes desses ambientes naturais, que são verdadeiros santuários a céu aberto. Portanto, se você está sonhando com esse passeio e até já escolheu sua empresa de viagem favorita no Juntos a Bordo, para ir e voltar em segurança, não se esqueça de planejar esse reencontro com a natureza observando todas as orientações do Guia de conduta consciente em ambientes naturais (https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/visite-os-parques/guia2.pdf), especialmente preparado para te ajudar a aproveitar melhor esses lugares incríveis sem causar danos à fauna e à flora.
Entre as dicas para um turista consciente estão as recomendações de fazer contato com a administração de uma dessas unidades de conservação; de se manter em segurança nesses locais; cuidar dos locais por onde passar, das trilhas e dos acampamentos; de não deixar lixo por onde for e nem alterar a estrutura natural de cada ambiente; evitar fazer fogueiras; respeitar animais e plantas e levar na bagagem uma boa dose de cortesia para outros visitantes e a população local.
Tudo isso só contribui com a atmosfera de respeito, serenidade e alegria presentes nessas riquezas naturais do Brasil, segundo destino mais procurado do mundo para a prática do ecoturismo, que tem tudo a ver com esse novo jeito de viajar em segurança, para destinos inesquecíveis, dentro do nosso país. Esperamos você ficar pronto. Nós já estamos!