Quem acompanha o Juntos a Bordo tem notado que nas últimas semanas estamos postando sobre eventos esportivos, dando dicas de provas e mostrando como pode ser bacana viajar pelo esporte.
E isso não é uma novidade no turismo. Há mais de 2000 ac. as pessoas já viajavam para competir ou assistir aos jogos de Olímpia. Hoje, é o incentivo à vida saudável que faz crescer o número de viajantes que se deslocam, para treinar, competir ou aprender algum esporte.
O turismo esportivo ajuda na sazonalidade e na preservação do meio ambiente, já que a maioria dos esportes praticados são ao ar livre (corrida, escalada, trekking, surf, canoagem, ciclismo, mergulho, entre outros). Além disso, atrai atletas, organizadores de eventos e espectadores – é o caso dos torcedores de futebol que viajam para acompanhar os jogos do seu time de coração.
O Brasil, por sua grande extensão territorial, condições climáticas, geográficas e de infraestrutura, é um país perfeito para diversas atividades. E esse é um ano especial para o turismo esportivo no nosso país. É só lembrar que, em agosto e setembro deste ano, as Olimpíadas 2016 irão levar milhares de pessoas ao Rio de Janeiro. Mesmo sendo o esporte o foco da viagem, o turista aproveita também toda a cadeia de serviços: hotéis, restaurantes, teatros, passeios, etc.
Já viajou para competir ou assistir a uma competição? Lembre-se que indo de ônibus você pode escolher o período noturno e, além de descansar, vai economizar na hospedagem. Outra vantagem do ônibus para os esportistas é o limite de bagagem de 30 quilos – se você precisa levar equipamentos pesados não vai pagar por excesso.
Entre em contato com a empresa de ônibus da sua preferência e se informe sobre as regras para equipamentos esportivos. Algumas têm um serviço especial!
Se você já viajou pelo esporte, conta pra gente: envie sua história para juntos@abrati.org.br.