A cada dia, a gastronomia ganha mais espaço no turismo brasileiro. Por mais que esse não seja o objetivo da viagem, os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, ficando atrás apenas do transporte.
Viajar com o intuito de saborear o país está se tornando tradição. O número de viajantes que arrumam as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Segundo um estudo do Ministério do Turismo, a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros.
E você, sabe o que esperar de cada uma das regiões do Brasil? Delicie-se com um tour pelas comidas típicas de cada região de nosso diverso país.
Norte:
A forte influência da culinária indígena revela pratos à base de peixe e com nomes como tacacá, pato no tucupi, caldeirada de tucunaré e mugunzá em Santarém, Belém e Marajó (PA), Manaus (AM), Macapá (AP) e Porto Velho (RO).
Nordeste:
O sururu, a macaxeira, cocada, o vatapá, acarajé, mocotó e a carne de sol são uns dos principais pratos encontrados em Olinda (PE), Maceió e Piranhas (AL), Cabaceiras e Conde (PB), Aracaju (SE), Salvador (BA), Itamaracá e Porto de Galinhas (PE), Natal e São Miguel do Gostoso (RN).
Centro-oeste:
A região tem as cachaças, o arroz com pequi, a galinhada e o empadão goiano nas cidades de Campo Grande e Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Goiânia e Pirenópolis (GO).
Sudeste:
A Feijoada, o virado paulista, pães de queijo, doces e moquecas em Quissamã, Piraí, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Serro, Tiradentes (MG), Vitória e Guarapari (ES), São Paulo, Paraibuna e Ubatuba (SP) são o que mais atraem os turistas com o intuito de agradar o paladar.
Sul:
O sul é o lugar do vinho, churrasco, café colonial, barreado e do porco no rolete, principalmente nas cidades de Paranaguá, Curitiba, Toledo (PR), Porto Alegre, Garibaldi e Bento Gonçalves (RS).