Uma das atividades mais antigas de nossa civilização, o turismo de saúde remonta a milênios e culturas históricas como a indiana, a grega e a romana. Mas você sabe o que é esse tipo de turismo? Fique ligado em mais um post da nossa série “Bilhete na Mão, pé na estrada”.
Segundo o próprio Ministério de Turismo (MTur), “turismo de Saúde constitui-se das atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos”. O termo é abrangente, e contempla outras formas de turismo, como hidrotermal, hidromineral, hidroterápico, termal, termalismo, turismo de bem-estar, turismo de águas e vários outros.
Apesar de também englobar cuidados com o corpo e a mente, hoje em dia o principal foco do turismo de saúde é a atividade médica e hospitalar. O Brasil é um dos principais destinos nessa categoria turística, ficando ao lado de países como Tailândia, Cingapura, India, Costa Rica, África do Sul, México e Estados Unidos.
Aqui no nosso país, quando se fala em turismo de saúde, os principais destinos são: São Paulo, Recife e Porto Alegre. Se você ficou curioso pra saber mais sobre esse tipo de atividade, confiram o guia “Turismo de Saúde: orientações básicas, com informações sobre a atividade”, lançado pelo Ministério do Turismo no final de 2010.
E não esqueça de conferir os próximos posts da série “Bilhete na mão, pé na estrada”, com as principais dicas de turismo aqui do Juntos a Bordo.