Viação Gontijo, 70 anos. Uma história de sucesso que vale a pena ser contada década a década. Convidamos você a embarcar para saber tudo sobre essa empresa que nasceu mineira e hoje é reconhecida até no exterior. Boa viagem!
O início: dono, motorista, trocador e mecânico
Em 1943, Abílio Gontijo iniciava suas viagens na jardineira Chevrolet Comercial 1940. Tinha apenas 19 anos e, além de motorista, era trocador e mecânico. Assim nascia, de forma pouco promissora, a Viação Gontijo.
No fim da década de 50, Gontijo transferiu-se para Patos de Minas e fez a primeira ligação com Belo Horizonte. Pouco tempo depois, já havia três linhas que ligavam Patos de Minas à capital mineira e a Pirapora. Em meados de 1960, mudou-se para BH e alugou uma sala no bairro São Francisco, onde a empresa passou a funcionar.
A Gontijo começou a fazer dois novos percursos que ligavam BH a Governador Valadares e a Teófilo Otoni. Eram tempos difíceis, os motoristas tinham que passar por pontes de madeira, mata-burros e reparar trechos pelo caminho. No fim dessa década, a empresa incorporou a Viação Santa Marta e passou a atuar também no Triângulo Mineiro.
Rompendo limites pelo Brasil
Foi na década de 1970 que começaram as viagens de longo percurso, ligando a capital mineira a Salvador, Recife, Goiânia e Campo Grande. Várias linhas foram sendo incorporadas e, ao chegar ao patrimônio de 300 ônibus, a Gontijo precisou de um local maior e mais adequado para funcionar. Hora de uma nova mudança!
Em 1981, foi inaugurado o Parque Rodoviário Gontijo, no bairro Engenheiro Nogueira, com área de 100 mil m² e capacidade para 2 mil ônibus. Nesta mesma década, adquiriu a Bonfinense e passou a ter várias linhas ligando São Paulo ao Nordeste, mercado que hoje corresponde a cerca de 35% do movimento da empresa.
Na década de 90, cresceu ainda mais. Comprou a linha Belo Horizonte-São Paulo e abriu uma garagem de 60 mil m² na capital paulista. Em 1999, ganhou pela terceira vez seguida o troféu “Melhores do Transporte”, concedido pela Editora OTM, na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros.
No início deste novo século, a Gontijo adquiriu a Companhia São Geraldo de Viação. Hoje possui 99 garagens, 365 agências próprias e 607 agências terceirizadas, atendendo em 20 Estados e no Distrito Federal. A frota de 1.829 ônibus transporta anualmente cerca de 7 milhões de passageiros em 347 linhas nacionais e uma internacional, que liga Salvador a Assunção, no Paraguai.
Reconhecimento em forma de prêmios
Neste ano em que completou 7 décadas de existência, a Gontijo manteve a liderança na categoria “Empresa de Transporte de Passageiros”, de acordo com o XVIII Prêmio Top of Mind Mercado Comum – Marcas de Sucesso MG 2012/2013.
A pesquisa Top of Mind tem como principal objetivo medir o grau de lembrança (recall espontâneo) das marcas de diversas categorias. Na cerimônia de premiação, realizada no último dia 20 de maio, no Automóvel Clube, em Belo Horizonte, a Gontijo foi representada pelo assessor da diretoria Calistrato Dias Filho.
O prêmio reforçou a importância e a solidez da Gontijo, que nasceu da obstinação de seu criador e alcançou a grandeza sem perder a simplicidade. Tanto que a empresa não tem dúvidas a apontar qual é o seu maior patrimônio: seus empregados e clientes, que ajudaram a escrever essa bela história. Parabéns, Gontijo!